Venda de motos cresce 17,4% no primeiro trimestre no Paraná e confirma projeção otimista

Venda de motos cresce 17,4% no primeiro trimestre no Paraná e confirma projeção otimista

Média no volume de emplacamentos é maior do que registrado em 2023

O mercado de motocicletas no Paraná teve um crescimento significativo no primeiro trimestre de 2024. O volume de emplacamentos aumentou 17,4% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com a Fenabrave, associação que reúne os concessionários. Foram comercializadas 16,2 mil unidades, em comparação com as 13,8 mil unidades vendidas no ano passado entre janeiro e março.

O desempenho neste início de ano já é melhor que a média verificada em 2023. São 5,4 mil exemplares emplacados na média do 1º trimestre, representando um aumento de 12,5% ante os primeiros 90 dias do ano passado. Só em março foram 5,5 mil novas motocicletas nas ruas do Paraná, melhor que qualquer mês de 2023.

Os números positivos já estão acima das expectativas do setor, que projetava um incremento em torno de 10%. Em alguns casos, o crescimento foi muito superior ao ritmo do mercado. Na concessionária Honda Blokton, por exemplo, as vendas saltaram 28,4% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

“O crescimento na comercialização de motos zero-quilômetro é reflexo, principalmente, do aumento da produção na montadora”, explica Rudney Doscher, diretor de Operação da Blokton.

Segundo ele, a confiança é de que a curva positiva continue para os próximos meses. “A fábrica tem sinalizado que terá um aumento no volume de produção. Consequentemente, os nossos números de vendas deverão acompanhar essa alta”.

Média de vendas nacional e produção batem recorde

No Brasil, os licenciamentos de motos também atingiram um patamar acima da expectativa do setor. De janeiro a março, 432,4 mil unidades foram emplacadas, um ganho de 21,1% ante o mesmo período do ano passado. De acordo com a Abraciclo – associação que agrega os fabricantes em duas rodas -, este foi o maior volume em 13 anos.

A produção no Polo Industrial de Manaus (AM) começou em 2024 em ritmo acelerado, com alta significativa de 10,3%. Foram 438 mil unidades que saíram da linha de montagem de janeiro a março. O resultado representa o melhor desempenho da indústria de duas rodas para o primeiro trimestre desde 2012.

“A tendência é que esse ritmo seja mantido ao longo do ano, pois a procura pela motocicleta como solução de mobilidade ou para o trabalho segue em alta, mantendo o mercado aquecido”, afirma Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Já o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, diz que o crédito ao consumidor começou a dar sinais de melhora e também colabora para o saldo expressivo.

Soma-se ainda os cenários macroeconômicos do Brasil, incluindo expectativas de crescimento do PIB, redução da inflação, queda gradual na inadimplência e aumento da confiança do consumidor.

Para Rudney Doscher, esses fatores impactam diretamente na oferta de crédito pelos bancos e na redução das taxas de juros, proporcionando mais alternativas de linhas de crédito para os consumidores.

“A diminuição do desemprego aumenta a renda dos brasileiros e, consequentemente, o número de clientes capazes de adquirir motocicletas por meio de financiamento ou consórcio”, salienta o diretor da Blokton.

Crédito da foto: José Carlos Lacerda/CNI

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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