Cresce a tendência de outsourcing de equipamentos de TI no Paraná

Cresce a tendência de outsourcing de equipamentos de TI no Paraná

Empresa líder do setor destaca que os segmentos com maior crescimento foram os de PCs e smartphones

A transformação digital e o modelo de trabalho remoto ou híbrido têm impulsionado fortemente o mercado de tecnologia, com destaque para o outsourcing de equipamentos de TI. A Simpress, líder brasileira neste segmento, reportou um aumento de 49% no Paraná, no último ano. Os setores de Indústria, Serviços e Governo foram os que mais adotaram esta solução.

“O outsourcing oferece múltiplos benefícios, como capilaridade ou seja, entrega e manutenção em todas as localidades, inclusive as mais remotas; gestão e atualização tecnológica e acesso a profissionais que propõem projetos customizados para as necessidades corporativas. As empresas paranaenses também contam com as soluções especializadas que a Simpress oferece, como o Digital WorkPlace e a Central de Monitoramento preditiva e proativa do parque instalado”, diz Fernando Danesi, Diretor Comercial da região.
‎ ‏  ‍
O faturamento total da Simpress registrou no ano passado um crescimento de 23%. As áreas que mais se destacaram foram as de outsourcing de notebooks e desktops com 40% e outsourcing de celulares e tablets com 65% em relação ao ano anterior. Entre 2020 e 2023, a companhia triplicou seu faturamento ao focar em inovação, enquanto se adaptava às necessidades do mercado.

“Quando optam pelo outsourcing, as companhias paranaenses têm acesso a profissionais especializados que levam as melhores soluções para as suas necessidades. Com isso, as equipes internas de TI podem focar no que é mais importante para o crescimento em tempos de transformação digital, explica o executivo.

Propostas consultivas

Um dos motivos do crescimento da Simpress no Paraná é a oferta de propostas consultivas, que vão além do simples aluguel de equipamentos ao fornecer serviços complementares para a elevação da eficiência. Dessa forma, a empresa oferece mais do que o hardware e entrega valor agregado.

Outro ponto importante é a capilaridade. Há 399 cidades no Paraná. Ao contratar o outsourcing de equipamentos da Simpress, as empresas têm a garantia de entrega de insumos e manutenção em qualquer localidade, mesmo as mais distantes.

“Em muitas cidades, quando um equipamento necessita de manutenção ou mesmo troca, há uma espera de semanas. Porém, nossos clientes contam com a substituição do dispositivo em até dois dias. Temos uma rede qualificada que soluciona com eficiência e agilidade esse tipo de desafio. Inclusive, com a contratação da nossa Central de Monitoramento, conseguimos antecipar as necessidades e acionar os profissionais muitas vezes antes que a própria empresa detecte o problema”, explica Paulo Alouche, Vice-Presidente Comercial da Simpress.

Benefícios

Além disso, os clientes se beneficiam com ações de sustentabilidade, como a economia circular e a neutralização de carbono relacionado ao consumo energético dos equipamentos contratados, temas cada vez mais relevantes em um mundo em transformação.

O Simpress Service Center, laboratório destinado ao projeto de circularidade, revisa e revitaliza equipamentos que retornam dos clientes após o período de contratação e voltam a ser utilizados por outras empresas. “Revigoramos milhares de máquinas por mês e o mercado tem aumentado a demanda por equipamentos sustentáveis”, reforça Silvio Gomes.

Para 2024, a Simpress tem objetivo de crescer cerca de 30% na região, além de lançar mais soluções para as áreas de outsourcing de PCs, Mobile e Automação como estratégia de crescimento da companhia.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *