Educação financeira é a melhor proteção contra golpes e fraudes
Com o avanço da tecnologia, golpistas têm investido no disparo de links fraudulentos e outras armadilhas
Na reta final de entrega da Declaração de Imposto de Renda, a Receita Federal alerta aos contribuintes para uma dinâmica de golpe que vem sendo aplicada pelos criminosos: o falso aplicativo do órgão. Muito parecido com o app original da Receita Federal, inclusive com a mesma identidade visual, utiliza dessa similaridade para roubar dados como: nome completo, número de documentos e informações financeiras. Para evitar cair nesses golpes, a Receita Federal recomenda baixar o aplicativo disponível diretamente no site oficial do Imposto de Renda, na internet, ou realizar sua declaração diretamente no gov.br.
Esse é mais um dos golpes digitais em uso no Brasil, crime que cresceu 35% em 2023, tornando o país o segundo da América Latina mais afetado por ataques cibernéticos, conforme dados divulgados em março pela Agência Brasil. Com o objetivo de reforçar a segurança das finanças pessoais diante desse cenário, a Viacredi, uma cooperativa Ailos, compartilha uma série de conteúdos que promovem educação, formação e informação sobre o tema para os seus cooperados.
O superintendente administrativo, riscos e compliance da Viacredi, Marcelo de Oliveira Marques, destaca que com o aumento significativo de golpes financeiros, é fundamental estar munido com informações. “Saber como se prevenir contra golpes e fraudes é o primeiro passo. Por isso é mais do que necessário estar bem-informado, conhecer as principais dinâmicas e como evitá-las.”, afirma.
Marcelo reforça que em casos de dúvida não clique ou tome qualquer decisão e antes disso procure a orientação de alguém da sua confiança. Confira alguns dos golpes mais comuns no Brasil e dicas práticas para cada situação:
Falsa Central Telefônica: nesse golpe você recebe uma ligação ou mensagem de alguém que se apresenta como um colaborador da sua instituição financeira. Durante a conversa o golpista informa que sua conta foi bloqueada por “segurança”, que seu cartão foi bloqueado, ou que houve movimentações suspeitas, e que para resolver a situação você precisa informar seus dados como login e senha. Se receber este tipo de contato, desligue e denuncie diretamente no número oficial da sua instituição financeira. Nunca clique em links suspeitos e lembre-se: a cooperativa nunca pede que você informe dados de segurança ou de acesso à conta.
Golpes de suporte técnico: nessa mesma linha de golpe, os fraudadores se passam por técnicos, alegando que seu aplicativo ou equipamento está com um problema. Para resolver a situação eles precisam acessar remotamente o aparelho e para isso, enviam um link para instalação. Porém esse aplicativo, na verdade, rouba seus dados e permite que o golpista tenha acesso a todas as suas movimentações. Por isso, não permita acesso remoto ao seu computador ou celular, nem clique em links suspeitos.
Falso contato no WhatsApp: os criminosos se passam por alguém conhecido da vítima e pedem dinheiro, geralmente alegando uma emergência. Para evitar, ative a verificação em duas etapas e nunca compartilhe códigos de segurança. Desconfie de mensagens urgentes pedindo dinheiro e sempre confirme a identidade do solicitante por outro meio, como uma ligação telefônica.
Maquininha de Cartão: esse golpe acontece na entrega de um pedido que você fez pela internet ou vendedor ambulante. O entregador ou vendedor ambulante usa uma maquininha com visor danificado ou posicionada de forma que você não veja o valor, que em muitos casos é maior do que o pedido. Também acontecem casos em que o valor já foi pago pelo aplicativo, mas o entregador diz que houve um problema e cobra novamente ou pede um frete adicional. Para evitar é importante sempre conferir o valor no visor e nunca aceitar maquininhas quebradas. Caso já tenha realizado o pagamento com antecedência, não aceite novas cobranças e desconfie de ligações pedindo seus dados.
Fraudes em compras online: sabe aquela oferta muito abaixo do valor de mercado? É bom desconfiar! Muitas vezes esse golpe acontece quando a vítima é atraída pela oportunidade de compra e, no impulso, realiza o pagamento sem antes conferir a confiabilidade do site. Porém, mesmo após o pagamento ter sido realizado, ele nunca é entregue. Por isso, sempre compre em sites conhecidos. Se possível, leia as avaliações de outros compradores e sempre desconfiar de ofertas muito baixas.
Crédito da foto:Crédito – Shutterstock