Mais da metade dos líderes da Pizza Hut, Frango Assado e KFC foi desenvolvida ‘dentro de casa’

Mais da metade dos líderes da Pizza Hut, Frango Assado e KFC foi desenvolvida ‘dentro de casa’

54% dos cargos de liderança nos restaurantes são ocupados por talentos internos

Famosas por serem porta de entrada para jovens no mercado de trabalho, as redes de fast food também têm evoluído cada vez mais quando o assunto é trilha de carreira. Um exemplo disso é o Grupo IMC (International Meal Company / B3: Meal 3), que opera marcas como Pizza Hut, Frango Assado e KFC, nas quais 54% de sua liderança em lojas foi formada e desenvolvida dentro da própria empresa. São profissionais que ingressaram nos restaurantes da companhia em cargos de atendimento ao público, como cozinha e caixa, mas que progrediram e atualmente desempenham funções de gestão na operação.

Por lidar com um perfil majoritariamente jovem – 63% dos colaboradores do Grupo IMC tem até 30 anos -, e com uma parcela deles (6%) vivendo a primeira experiência profissional, a Diretora Executiva de Gente & Gestão, Projetos e Processos da companhia, Fernanda Fernandes, enxerga um vasto campo de oportunidades para desenvolvimento interno: “Nosso objetivo é ganhar a confiança do colaborador mostrando que há espaço para crescimento e desenvolvimento profissional dentro do Grupo IMC. Temos o programa “Crescer Juntos, que conta com uma trilha de carreiras clara e objetiva, por isso, nos orgulhamos ao ver a nossa liderança recheada de talentos desenvolvidos internamente”. A executiva avalia o importante resultado como reflexo do investimento cada vez maior da companhia em treinamentos, capacitações, comunicação interna, pesquisas de employee experience, programas de estágio e jovem aprendiz.

Ainda para Fernandes, o fato de o Grupo IMC ser uma grande plataforma de serviços de alimentação e contar com um portfólio extenso de marcas fortes no mercado, faz com que a realocação de colaboradores na empresa aconteça de forma mais fluida. “Temos mais de 550 lojas em operação em todo o Brasil. Portanto, há espaço e oportunidades reais de crescimento e aprendizado na empresa”, reforça.

Para garantir a evolução constante desses profissionais, o Grupo IMC investe ainda em capacitação por meio da universidade corporativa – plataforma online que disponibiliza aos colaboradores cursos e treinamentos em diversas áreas. Com quase 20 anos de atuação no país, a empresa atualmente conta com cerca de 5 mil colaboradores no Brasil e, em 2023, contratou nacionalmente 450 novos profissionais para seus restaurantes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *