Quer se tornar um profissional no setor da beleza?! Veja 3 dicas para alcançar o sucesso

Quer se tornar um profissional no setor da beleza?! Veja 3 dicas para alcançar o sucesso

Mercado da beleza terá um crescimento médio anual de 5,7% até 2025

O mercado de beleza é um dos mais dinâmicos do mundo. Mesmo em meio a crises econômicas, o setor de beleza e cuidados pessoais continua a crescer, demonstrando resiliência e uma demanda constante por produtos e serviços. De acordo com dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil ocupa a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e está em 4° lugar entre os que mais consomem produtos de beleza no mundo.

É por esse motivo que muitas pessoas se interessam cada vez mais em investir em um segmento tão promissor, que só apresenta tendências positivas para uma população que a cada dia preza por produtos que as deixam mais bonitas. Segundo o levantamento da TCP Partners, o mercado da beleza terá um crescimento médio anual de 5,7% até 2025, mantendo a sua posição no ranking de maiores potências mundiais.

Neste cenário, muitos jovens estão optando por se especializar na área, seja para iniciar suas carreiras, aprimorar seus conhecimentos ou até mesmo empreender. Um exemplo de investimento no setor é o Cebrac da cidade de Lages, em Santa Catarina, que oferece cursos na área de beleza desde 2018. “Os cursos de beleza têm sido os mais procurados e vendidos, pois muitos clientes reconhecem o valor de investir em especializações e certificações para aumentar suas chances de empregabilidade. Muitos dos alunos buscam essa qualificação com o objetivo de trabalhar de forma autônoma, atendendo clientes em domicílio ou em espaços próprios, ou até mesmo para complementar a renda familiar”, expressou com otimismo a Gestora da unidade de Lages, Keli Cristina Santiago Serafim, quanto ao crescimento contínuo do curso, destacando a dinamicidade e as inúmeras oportunidades do setor.

A especialização na área de beleza oferece oportunidades de carreira, satisfação pessoal e profissional, além de educação contínua. Com seu crescimento constante, o setor demanda profissionais qualificados e atualizados. Além de contribuir para desacelerar o desemprego no Brasil, ela oferece opções de emprego, empreendedorismo e trabalho autônomo, impactando positivamente na economia do país.

Neste contexto, Keli cita três dicas para alcançar sucesso na carreira de Beleza:

1 – Networking: participar de eventos do setor e estabelecer relacionamentos para obter indicações de oportunidades na área e trocar experiências é essencial. Ter uma rede de contatos profissionais pode fornecer suporte emocional e orientação durante os altos e baixos da sua carreira;

2 – Especialize-se: quanto mais conhecimento na área e quanto mais atualizado sobre o comportamento das pessoas, bem como quais são os produtos e serviços mais demandados, maior a chance de se tornar um profissional de destaque;

3 – Ofereça um serviço excelente ao cliente: um bom atendimento fideliza um cliente, e isso gera divulgação espontânea, levando o nome do profissional a mais pessoas. A área de beleza proporciona um atendimento humanizado para atender às necessidades dos clientes, que frequentemente procuram primeiro a opinião de um profissional da área antes de comprar ou usufruir de um serviço.

No curso Profissional de Beleza e Bem-Estar do Cebrac, é garantida uma formação pessoal e profissional de qualidade, com um programa de ensino de aproximadamente 18 meses.

Crédito da foto: Unsplash

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *