Earth Biome empresa Agtech firma parceria com Illumina para trazer inovação no mercado de agronegócio

Earth Biome empresa Agtech firma parceria com Illumina para trazer inovação no mercado de agronegócio

A Earth Biome Biotecnologia, companhia focada no mercado de sequenciamento genético para o agronegócio, acaba de realizar uma parceria com a Illumina, líder global em sequenciamento de DNA e tecnologias baseadas em arrays e NGS (sequenciamento de nova geração). A aliança entre as duas empresas começa com a aquisição do NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus, a maior tecnologia disponível de sequenciamento por NGS, com maior qualidade e menor tempo, reduzindo os custos de armazenamento em até 80%.

De acordo com Gabriel Garcia, diretor executivo da companhia, a chegada do aparelho é um grande marco para o momento da Earth Biome. “Nós começamos a rodar nesta semana o primeiro sequenciamento de DNA para o mercado de agronegócio. Acreditamos que essa tecnologia vai trazer dados fundamentais para a melhoria de produção para o segmento, como por exemplo: sequenciamento de bactérias e fungos no microbioma do solo, genética de sementes resultando na otimização do plantio para determinadas áreas do campo”, complementa o executivo. Além disso, nosso equipamento é capaz de sequenciar o DNA dos microorganismos de mais de 100 mil amostras de solo em apenas 10 dias, otimizando o manejo e a produção durante a entressafra.

“Entender a diversidade biológica é essencial para adotar melhores estratégias de produção, reduzindo custos e aumentando a produtividade. O NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus oferecem uma experiência genômica avançada com sua interface intuitiva, permitindo uma ampla variedade de aplicações de forma eficiente. Com sua configuração simplificada e análise integrada, eles aceleram o processo em até seis vezes. Além disso, os equipamentos suportam diversas aplicações, incluindo sequenciamento de DNA em pouco tempo, com maior precisão e mitigação de erros. Essa tecnologia permite que nossos cientistas compreendam detalhadamente os microorganismos e identifiquem os polimorfismos genéticos que caracterizam o metabolismo das espécies em estudo. Compreender o capital biológico (diversidade de microorganismos) e sua relação com o mercado produtivo do agronegócio proporciona uma visão aprofundada do microambiente e das informações moleculares do microbioma, resultando em estratégias mais eficazes para o setor”, aponta Vagner Simões, Country Manager da Illumina do Brasil.

O NextSeq 1000 e o NovaSeq X Plus oferece uma experiência genômica avançada com sua interface intuitiva, permitindo uma ampla variedade de aplicações de forma eficiente. Com sua configuração simplificada e análise integrada, ela acelera o processo em até seis vezes. Além disso, o equipamento suporta diversas aplicações, incluindo sequenciamento de DNA em pouco tempo e com a maior precisão e mitigação de erros. Por fim, ele permite através dos sequenciamento, que nossos cientistas tenham uma compreensão detalhada dos microorganismos e identifiquem os polimorfismos genéticos que caracterizam o metabolismo da espécie em estudo, proporcionando uma visão aprofundada do microambiente e das informações moleculares dos vegetais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *