Crescimento sustentável impulsiona vendas da Gaslog

Crescimento sustentável impulsiona vendas da Gaslog

Vendas de GLP aumentam quase 50% com foco em indústrias, infraestrutura e clientes

A Gaslog, distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), anunciou um crescimento de 46,9% nas vendas entre setembro de 2023 e setembro de 2024. Em setembro deste ano, a empresa registrou o maior volume mensal de vendas de sua história, com um aumento de 36,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Com 20 anos de atuação no mercado de GLP a granel no Paraná e em Santa Catarina, a Gaslog atende indústrias, estabelecimentos comerciais e condomínios, em 67 municípios desses estados.

“O desempenho nos últimos 12 meses reflete uma combinação de pelo menos três fatores: novos contratos com grandes indústrias,  investimentos para ampliar a infraestrutura da empresa e uma estratégia humanizada de relacionamento com o cliente”, afirma Marcelo Medeiros, diretor de operações da Gaslog.

Segundo ele, a carteira de clientes cresceu 19,3% no ano, com destaque para novos contratos firmados com grandes indústrias em Santa Catarina e no Paraná. O maior avanço, no entanto, ocorreu em Santa Catarina, que se consolidou como o principal mercado da Gaslog, responsável por 58% do volume total de entregas. “Fechamos contratos importantes com indústrias catarinenses, que exigem fornecimento constante de GLP ao longo do ano, o que tem sido fundamental para o nosso crescimento”, explica Medeiros.

Para se preparar para o aumento da demanda por GLP em ambos os estados, a Gaslog investiu R$ 6 milhões no início deste ano na ampliação de suas bases de armazenamento de GLP em Balsa Nova (PR) e Blumenau (SC). “Esses investimentos dobraram nossa capacidade de estocagem, o que nos permitiu atender ao aumento da demanda, especialmente de grandes indústrias”, afirma Medeiros.

Ele também menciona que a empresa reforçou em 30% sua frota de caminhões e aumentou em 20% o número de colaboradores nas bases operacionais, o que melhorou a eficiência das entregas.

O crescimento da Gaslog também pode ser atribuído à sua estratégia de relacionamento com o cliente. A empresa oferece contratos sob demanda, que permitem ajustar o volume e a frequência do fornecimento de GLP conforme as necessidades do contratante, sem aplicação de multas por rescisão contratual. “Essa flexibilidade dá segurança aos nossos clientes, que podem adaptar suas operações sem penalizações. Isso fortalece nosso relacionamento e nos torna parceiros de longo prazo”, destaca o diretor de operações.

Perspectivas para o fim do ano

“Para o último trimestre de 2024, a Gaslog projeta um cenário de estabilidade com uma redução sazonal esperada para dezembro”, acredita Medeiros. A sazonalidade, característica do mercado de GLP, refere-se à flutuação natural da demanda ao longo do ano. Nos meses de inverno, o consumo de GLP tende a aumentar devido ao uso em aquecimento em indústrias e condomínios, enquanto em dezembro, muitas indústrias entram em recesso, o que reduz temporariamente a demanda.

“Apesar dessa queda sazonal, nossos grandes clientes industriais mantêm uma demanda constante ao longo do ano, o que garante a continuidade das operações em ritmo forte”, conclui Marcelo Medeiros.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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