Exportações de macarrão brasileiro crescem 18% em 2024

Exportações de macarrão brasileiro crescem 18% em 2024

Brasil celebra nesta sexta-feira (25) o Dia Mundial do Macarrão com recordes de exportação

O Dia Mundial do Macarrão, celebrado nesta sexta-feira, 25 de outubro, coincide com um momento de grandes conquistas para o setor de massas alimentícias no Brasil. Entre janeiro e agosto de 2024, dados do Comexstat (plataforma estatística do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), revelam que o país exportou USD 19,9 milhões e 10,3 mil toneladas de macarrão, registrando um crescimento de 18% em valor e 7% em volume em comparação com o mesmo período de 2023. Esse desempenho destaca o Brasil como um player importante no cenário internacional de massas, consolidando seu lugar como fornecedor global de referência.

As exportações das massas instantâneas são o grande destaque do setor, atingindo USD 11,4 milhões e 3,9 mil toneladas, representando 57% do valor total das exportações da categoria​. Para Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, “esse crescimento contínuo nas exportações de massas instantâneas reflete a evolução do mercado global, que cada vez mais reconhece a qualidade e a praticidade das massas brasileiras no cotidiano moderno pós-pandemia. Em sete anos, conseguimos multiplicar por dez o valor exportado, resultado conquistado com forte trabalho de trade marketing pelos nossos empresários, somado às feiras e eventos de promoção comercial que realizamos com a ApexBrasil”.

Nos últimos anos, o Brasil superou o déficit comercial da categoria e agora apresenta superávit com o crescimento contínuo das exportações de massas. Além do macarrão instantâneo, o tradicional macarrão “brasileiríssimo” com ovos – mais molinho que o mais comum pelo mundo “grano duro al dente” – também apresentou uma recuperação significativa após um período de retração, especialmente devido à crise no mercado venezuelano, ainda o principal destino da categoria​. “O macarrão com ovos, tão presente na culinária brasileira, está retomando seu espaço no mercado internacional. Isso é resultado da nossa capacidade de adaptação e de atender às preferências dos consumidores globais”, explica Zanão.

Mas o macarrão grano duro made in Brasil também apresentou crescimento em 2024. “Apesar de sermos menos competitivos nesse segmento, estamos recuperando espaço em novos mercados, abrindo oportunidades para a diversificação das exportações”, acrescenta Zanão.

Destino das exportações

Os principais destinos das exportações brasileiras de macarrão incluem países da América do Sul, como Uruguai, Colômbia, Paraguai e Chile, que juntos representam 57% do total exportado, além dos Estados Unidos, que somam 21%. “A América do Sul e os Estados Unidos são mercados estratégicos para as nossas massas. No total, já atingimos mais de 90 países com nossas exportações em 2024, e isso demonstra a força e a aceitação do nosso produto no exterior”, destaca o Presidente.

Com um mercado em expansão e produtos que aliam tradição e inovação, o Brasil segue celebrando o sucesso no setor de massas alimentícias, aproveitando o Dia Mundial do Macarrão para reafirmar seu compromisso com a qualidade e a excelência no mercado global.​ Em tempo, na mesma data o Brasil estará presente na maior feira mundial de alimentos que ocorre esse ano em Paris, França, o país das Olimpíadas. Em parceria com a ApexBrasil, empresas líderes nacionais em massas, como M. Dias Branco, Selmi e Camil, participam da feira em busca de ampliar os resultados de vendas internacionais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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