Serviço de cremação para pets apoia as famílias na hora do luto

Serviço de cremação para pets apoia as famílias na hora do luto

Empresa de Curitiba aproveita sua expertise na área e desenvolve um serviço de cremação para pets

O que fazer diante da morte do cãozinho, gatinho ou outro pet que se tornou parte da família? Mais do que companhia, eles enchem a vida de alegria e afeto. Quando se vão deixam um grande vazio e uma angústia adicional: que providência tomar? “Além de tristes, as pessoas ficam apreensivas com os próximos passos. A lei impede que sejam sepultados em quintais e jardins. Sobram as opções de pedir coleta pública ou descartar como resíduo hospitalar, e ambas causam desconforto aos tutores”, comenta Luis Kuminek, diretor da Luto Curitiba, que aproveitou a expertise da empresa nessa área para desenvolver um serviço de cremação para pets.

Com 35 anos de experiência em plano de luto, a empresa tem cerca de 26 mil famílias atendidas por planos que cobrem até dez pessoas com serviços funerários. Nos últimos tempos, o executivo viu crescer a demanda entre os próprios clientes por um serviço semelhante dedicado aos pets da família.

O interesse tem razão de ser: o Censo Animal da prefeitura de Curitiba mostrou neste ano que a cidade tem cerca de 584 mil cães e 185 mil gatos. Os números seguem a tendência nacional. O Brasil, segundo o Euromonitor, é o terceiro país no ranking mundial de animais de estimação, atrás apenas da Argentina e do México.

E não são apenas os números que crescem. Os cuidados dispensados aos pets também avançam para muito além da alimentação, abrigo e das vacinas. “É inevitável que as pessoas queiram se despedir da forma respeitosa e digna de seres que se tornam cada vez mais importantes no seu dia a dia”, diz Kuminek.

O plano para pets inclui remoção no local designado pelo associado, cremação individual, entrega das cinzas em uma urna especial e certificado de cremação. Está disponível para uma ampla variedade de animais, incluindo cães, gatos, aves, répteis e roedores, respeitando o limite de peso de 40 kg por pet. Acima desse peso, é possível contratar título individual de cremação e usar quando for necessário. A cremação pode ser acionada tanto por meio de planos contínuos quanto na modalidade avulsa, com agendamento rápido e parcelamento.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *