Unilin reforça investimentos no Paraná com fábrica de pisos laminados

Empresa global anuncia investimento de 11 milhões de euros com nova unidade no município de Piên
Com um investimento de 11 milhões de euros, aproximadamente R$70 milhões, a Unilin, líder global em produtos para interiores e construção, deu início à construção de sua nova fábrica de pisos laminados no município de Piên, no sudeste do Paraná. A instalação, que deverá entrar em operação em janeiro de 2026, é parte da estratégia da empresa para expandir a presença da marca Quick-Step na América Latina. A previsão inicial é de produzir 10 milhões de m² de pisos laminados anualmente.
A escolha do Paraná reflete a confiança da Unilin no potencial do Estado como hub estratégico na América Latina, fortalecendo a economia regional e consolidando o papel de Piên como um importante pólo no setor de pisos laminados. A unidade foi projetada para integrar inovação e sustentabilidade, priorizando a utilização de recursos renováveis e a redução de emissões de carbono.
“Com este investimento, estamos não apenas fortalecendo nossa posição no Brasil, mas também criando uma base estratégica para atender a América Latina como um todo. O Paraná, com sua infraestrutura e mão de obra qualificada, desempenha um papel fundamental nesse crescimento”, afirma o presidente Global do Departamento de Pisos Unilin, Ruben Desmet.
Segundo a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de pisos laminados global é estimado em US$3 bilhões em 2024, e deverá atingir US$3,47 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) superior a 3% durante o período de previsão (2024-2029). No Brasil, o mercado de revestimentos de pisos deve atingir US$69,35 milhões em 2024 e atingir um CAGR de 14% para 2029.
Sustentabilidade como prioridade
A nova planta foi projetada para se alinhar às metas globais de sustentabilidade da Unilin. O piso laminado produzido na unidade utiliza madeira, um recurso renovável que contribui para a retenção de CO2. Além disso, a localização estratégica permitirá a redução das emissões de carbono associadas ao transporte, já que os produtos deixarão de ser importados da Europa.
“O piso laminado é o piso do futuro. Ele combina estilo, durabilidade e acessibilidade, além de ser uma escolha ambientalmente responsável. Estamos comprometidos em oferecer ao mercado local um produto de alta qualidade, que atenda às preferências dos consumidores e contribua para a criação de uma indústria mais sustentável”, explica o gerente geral de pisos laminados da Unilin, Herwig Bernaert.
Histórico de crescimento no Brasil
A Unilin é uma empresa global, originária da Bélgica, líder em soluções para design de interiores e construção, composta por cinco divisões: Flooring, Panels, Insulation, Technologies e Godfrey Hirst. Com mais de 60 anos de história, está presente em 105 localidades, emprega mais de 8.300 pessoas e alcançou um faturamento de €2,8 bilhões em 2023. Reconhecida por marcas como Quick-Step, Pergo e Moduleo, oferece pisos, painéis de madeira, materiais de isolamento e inovações patenteadas, sempre com foco em sustentabilidade e alta qualidade. Desde 2005, integra a Mohawk Industries, maior empresa de pisos do mundo.
A Unilin atua no Brasil desde 2012, inicialmente por meio de uma joint venture com a marca chilena Arauco. Em 2020, a empresa assumiu total controle da operação, demonstrando sua confiança no potencial do mercado brasileiro. Agora, com uma planta de última geração localizada a apenas cinco quilômetros da instalação anterior, a Unilin inicia um novo capítulo de expansão e inovação.
“Nossa experiência no Brasil mostrou o enorme potencial do mercado local. Com a nova fábrica, reforçamos nosso compromisso com o Paraná, criando oportunidades econômicas e desenvolvendo soluções que atendam às necessidades específicas dos consumidores da América Latina”, diz o gerente Geral Brasil, da Unilin, Carlo Rego.
“A nova fábrica em Piên representa um marco na trajetória da Unilin no Brasil, com foco na localização da produção para atender à crescente demanda por pisos laminados no mercado latino-americano. A iniciativa fortalece a presença da empresa no Paraná e impulsiona sua contribuição para o desenvolvimento econômico e ambiental da região”, finaliza o executivo.