Unilin reforça investimentos no Paraná com fábrica de pisos laminados

Unilin reforça investimentos no Paraná com fábrica de pisos laminados

Empresa global anuncia investimento de 11 milhões de euros com nova unidade no município de Piên

Com um investimento de 11 milhões de euros, aproximadamente R$70 milhões, a Unilin, líder global em produtos para interiores e construção, deu início à construção de sua nova fábrica de pisos laminados no município de Piên, no sudeste do Paraná. A instalação, que deverá entrar em operação em janeiro de 2026, é parte da estratégia da empresa para expandir a presença da marca Quick-Step na América Latina. A previsão inicial é de produzir 10 milhões de m² de pisos laminados anualmente.

A escolha do Paraná reflete a confiança da Unilin no potencial do Estado como hub estratégico na América Latina, fortalecendo a economia regional e consolidando o papel de Piên como um importante pólo no setor de pisos laminados. A unidade foi projetada para integrar inovação e sustentabilidade, priorizando a utilização de recursos renováveis e a redução de emissões de carbono.

“Com este investimento, estamos não apenas fortalecendo nossa posição no Brasil, mas também criando uma base estratégica para atender a América Latina como um todo. O Paraná, com sua infraestrutura e mão de obra qualificada, desempenha um papel fundamental nesse crescimento”, afirma o presidente Global do Departamento de Pisos Unilin, Ruben Desmet.

Segundo a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de pisos laminados global é estimado em US$3 bilhões em 2024, e deverá atingir US$3,47 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) superior a 3% durante o período de previsão (2024-2029). No Brasil, o mercado de revestimentos de pisos deve atingir US$69,35 milhões em 2024 e atingir um CAGR de 14% para 2029.

Sustentabilidade como prioridade

A nova planta foi projetada para se alinhar às metas globais de sustentabilidade da Unilin. O piso laminado produzido na unidade utiliza madeira, um recurso renovável que contribui para a retenção de CO2. Além disso, a localização estratégica permitirá a redução das emissões de carbono associadas ao transporte, já que os produtos deixarão de ser importados da Europa.

“O piso laminado é o piso do futuro. Ele combina estilo, durabilidade e acessibilidade, além de ser uma escolha ambientalmente responsável. Estamos comprometidos em oferecer ao mercado local um produto de alta qualidade, que atenda às preferências dos consumidores e contribua para a criação de uma indústria mais sustentável”, explica o gerente geral de pisos laminados da Unilin, Herwig Bernaert.

Histórico de crescimento no Brasil

A Unilin é uma empresa global, originária da Bélgica, líder em soluções para design de interiores e construção, composta por cinco divisões: Flooring, Panels, Insulation, Technologies e Godfrey Hirst. Com mais de 60 anos de história, está presente em 105 localidades, emprega mais de 8.300 pessoas e alcançou um faturamento de €2,8 bilhões em 2023. Reconhecida por marcas como Quick-Step, Pergo e Moduleo, oferece pisos, painéis de madeira, materiais de isolamento e inovações patenteadas, sempre com foco em sustentabilidade e alta qualidade. Desde 2005, integra a Mohawk Industries, maior empresa de pisos do mundo.
A Unilin atua no Brasil desde 2012, inicialmente por meio de uma joint venture com a marca chilena Arauco. Em 2020, a empresa assumiu total controle da operação, demonstrando sua confiança no potencial do mercado brasileiro. Agora, com uma planta de última geração localizada a apenas cinco quilômetros da instalação anterior, a Unilin inicia um novo capítulo de expansão e inovação.

“Nossa experiência no Brasil mostrou o enorme potencial do mercado local. Com a nova fábrica, reforçamos nosso compromisso com o Paraná, criando oportunidades econômicas e desenvolvendo soluções que atendam às necessidades específicas dos consumidores da América Latina”, diz o gerente Geral Brasil, da Unilin, Carlo Rego.

“A nova fábrica em Piên representa um marco na trajetória da Unilin no Brasil, com foco na localização da produção para atender à crescente demanda por pisos laminados no mercado latino-americano. A iniciativa fortalece a presença da empresa no Paraná e impulsiona sua contribuição para o desenvolvimento econômico e ambiental da região”, finaliza o executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *