Indústria de tintas movimenta R$ 40 bilhões por ano

Indústria de tintas movimenta R$ 40 bilhões por ano

 Setor produz cerca de 2 bilhões de litros anualmente

A indústria de tintas desempenha um papel relevante na geração de empregos e na movimentação de bilhões de reais por ano. Impulsionado pela presença de grande parte dos maiores produtores globais e de empresas de capital nacional que investem fortemente em tecnologia, o setor fatura cerca de R$40 bilhões anualmente e proporciona trabalho, direta e indiretamente, a mais de 600 mil profissionais, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).

A indústria de tintas do Brasil produz cerca de 2 bilhões de litros anualmente, que são utilizados nas mais variadas aplicações: imóveis, veículos e autopeças, eletrodomésticos, móveis, aviões, embarcações, máquinas e equipamentos, embalagens metálicas, plataformas de petróleo, tubulações, sinalização viária e muitas outras. O setor se destaca pela capacidade de inovação, desenvolvendo produtos com padrões técnicos comparáveis aos dos centros mais avançados do mundo.

Os cerca de 2 mil fabricantes no país, de grande, médio e pequeno portes, empregam mais de 20 mil trabalhadores, que se somam aos milhares de funcionários dos 100 mil pontos de venda de tintas espalhados pelo Brasil e a um número estimado em 500 mil pintores.

O reconhecimento da importância econômica da indústria de tintas ganhou um reforço em março com a criação da Semana Mundial das Tintas (De 24 a 28). A iniciativa, promovida pelo World Coatings Council (WCC) pela priemria vez, contou com o apoio da Abrafati e de outras entidades globais e teve como objetivo ampliar a visibilidade do setor, destacando temas como sustentabilidade, inovação e oportunidades de carreira.

“Espero que esta iniciativa informe um número ainda maior de pessoas sobre a relevância das tintas para o mundo e inspire a próxima geração de talentos a dar o primeiro passo rumo a uma carreira gratificante na nossa indústria. Temos muito do que nos orgulhar: os fabricantes de tintas ao redor do mundo ajudam a aumentar a segurança, a eficácia e a aparência dos produtos; criam espaços incríveis; possibilitam a comunicação e a expressão; e oferecem benefícios funcionais, como proteção e maior durabilidade para bens, produtos alimentícios e obras de infraestrutura essenciais”, afirma Tom Bowtell, presidente do World Coatings Council.

Com um mercado em transformação, impulsionado pela busca por soluções mais sustentáveis e tecnológicas, a indústria de tintas se consolida como um vetor relevante para o crescimento econômico do país.

O presidente-executivo da Abrafati, Luiz Cornacchioni, ressalta que “a indústria de tintas vai muito além da sua contribuição para o embelezamento de bens e estruturas “. Segundo ele, o setor gera empregos, fomenta inovação e contribui diretamente para segmentos estratégicos, como construção civil, automotivo e bens de consumo. “O Brasil tem um mercado altamente competitivo, e a decisão do World Coatings Council de lançar a Semana Mundial das Tintas é uma ótima oportunidade para evidenciar as contribuições do nosso setor e dar visibilidade ao seu papel no desenvolvimento sustentável e na inovação”, afirma.

Desempenho 2024

Em 2024, o mercado brasileiro de tintas atingiu um volume recorde de 1,98 bilhão de litros, representando um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Esse desempenho posiciona o Brasil entre os quatro maiores produtores mundiais, ultrapassando a Alemanha, que agora ocupa a quinta posição, e ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia.

O segmento de tintas imobiliárias foi o principal impulsionador desse crescimento, com um avanço de 5,9%, totalizando 1,49 bilhão de litros comercializados. Outros segmentos também registraram resultados expressivos: as tintas automotivas originais cresceram 9,7%, acompanhando o aumento das vendas de veículos, enquanto as tintas industriais tiveram alta de 6,3%, impulsionadas pela demanda por bens de consumo duráveis e investimentos em infraestrutura.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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