A concorrência leal é importante para o mercado e beneficia empresas e consumidores
Empresários, gerentes e vendedores têm por hábito reclamar dos seus concorrentes. Mas eles se esquecem que uma concorrência leal incentiva as empresas a ter mais eficiência, amplia a escolha dos consumidores, contribui para reduzir os preços e melhora a qualidade dos produtos.
Quando uma empresa não tem concorrentes, ela tende a se estagnar e parar no tempo. Por exemplo: a telefonia móvel e fixa não tem muitos concorrentes no Brasil. Por isso, muitos ainda se queixam da qualidade dos serviços e dos preços. É claro que já melhorou muito, quando comparamos ao período anterior à privatização. E num futuro próximo, com a entrada de novas empresas a tendência é termos um serviço melhor e mais barato.
A concorrência é também saudável no sentido em que regula o mercado e dá ao consumidor o poder de decisão de onde gastar o seu dinheiro. Num setor que tem pouca concorrência, o poder fica nas mãos de poucas empresas, que podem manipular o quanto quiserem.
Outro ponto positivo da concorrência é que ela incentiva as empresas a melhorar a qualidade dos bens e serviços que vendem a fim de atrair mais clientes e aumentar a sua fatia de mercado. Qualidade pode significar várias coisas: produtos que duram mais tempo ou funcionam melhor; melhor apoio técnico ou no pós-venda e um serviço melhor e mais atencioso.
Por último, qualquer cenário de concorrência que uma empresa enfrente é uma oportunidade para alinhar seu método de trabalho, buscando entender o pensamento de seu cliente, perceber onde está errando e descobrir onde pode melhorar.