A concorrência leal é importante para o mercado e beneficia empresas e consumidores

concorrênciaEmpresários, gerentes e vendedores têm por hábito reclamar dos seus concorrentes. Mas eles se esquecem que uma concorrência leal incentiva as empresas a ter mais eficiência, amplia a escolha dos consumidores, contribui para reduzir os preços e melhora a qualidade dos produtos.

Quando uma empresa não tem concorrentes, ela tende a se estagnar e parar no tempo. Por exemplo: a  telefonia móvel e fixa não tem muitos concorrentes no Brasil. Por isso, muitos ainda se queixam da qualidade dos serviços e dos preços. É claro que já melhorou muito, quando comparamos ao período anterior à privatização.  E num futuro próximo, com a entrada de novas empresas a tendência é termos um serviço melhor e mais barato.

A concorrência é também saudável no sentido em que regula o mercado e dá ao consumidor o poder de decisão de onde gastar o seu dinheiro. Num setor que tem pouca concorrência, o poder fica nas mãos de poucas empresas, que podem manipular o quanto quiserem.

Outro ponto positivo da concorrência é que ela incentiva as empresas a melhorar a qualidade dos bens e serviços que vendem a fim de atrair mais clientes e aumentar a sua fatia de mercado. Qualidade pode significar várias coisas: produtos que duram mais tempo ou funcionam melhor; melhor apoio técnico ou no pós-venda e um serviço melhor e mais atencioso.

Por último, qualquer cenário de concorrência que uma empresa enfrente é uma oportunidade para alinhar seu método de trabalho, buscando entender o pensamento de seu cliente, perceber onde está errando e descobrir onde  pode melhorar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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