Cultivo de trigo cresce 11% no Paraná
Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a produção agícola no Brasil confirmou o aumento de 11% na área para a cultura do trigo no Paraná, que se destaca como o maior produtor do grão. Para a safra de grãos 2008/09, que está encerrando, a previsão de produção é de 25,06 milhões de toneladas que corresponde a uma participação de 18,8% da produção nacional.
A safra total de grãos foi reavaliada e a queda em relação ao mesmo peíodo do ano passado, quando foram colhidas 30,51 milhões de toneladas, é de 16%. A seca prejudicou a primeira e a segunda safra de grãos cultivadas no Estado. A falta de chuvas também prejudicou o desempenho da safra nacional que apresenta uma queda de 8,7%. Segundo o IBGE, na safra anterior a produção obtida foi de 146 milhões de toneladas e na safra 08/09 a produção deverá atingir 133,3 milhões de toneladas em todo o País.
Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, apesar da queda na produção de grãos em função da seca que prejudicou a safra de verão e a safrinha, a expectativa de bons preços na comercialização da soja e continuidade do crescimento na diversificação com a pecuária devem resultar em redução menor no Valor Bruto da Produção que é o faturamento bruto obtido pelos produtores.


