Comércio varejista inicia outubro com expectativa de aumentar as vendas

Dia das Crianças representa 38% das vendas anuais de brinquedos.
Dia das Crianças representa 38% das vendas anuais de brinquedos.

Estamos entrando nesta quarta-feira (1º)  no último trimestre do ano, e o mês de outubro inicia com a expectativa de aumento das vendas do comércio varejista, em função do Dia das Crianças. A data é uma boa oportunidade para que os lojistas coloquem o pé no acelerador das vendas, e tentem recuperar os resultados, que ao longo deste ano estão muito abaixo das expectativas.

Para a categoria de brinquedos, o Dia das Crianças representa 38% das vendas anuais, o que é muito significativo. Mas o varejista que não atua nesta categoria, o que deve fazer para agregar vendas neste período?

Eu conversei com alguns consultores de vendas e eles me disseram que como o movimento no comércio vai aumentar nos próximos dias, os lojistas devem ficar atentos ao que pode atrair os consumidores. Neste sentido, é fundamental manter os estoques e sortimento adequados com a estratégia de vendas e também não esquecer das promoções.

Embora uma boa parte das lojas não trabalhe com produtos dirigidos ao público infantil, o varejo pode criar espaços para as crianças brincarem durante as compras dos pais. Ambientar a loja com a temática infantil, contratar temporários para cuidar das crianças, entregar brindes para os petizes enquanto os pais  ficam livres para realizar suas compras, certamente pode ser um bom diferencial para sair à frente da concorrência.

O lojista que ainda não se planejou, deve fazer isso imediatamente para não perder a oportunidade. Agora, se o Dia das Crianças vai salvar o ano para o varejo, ainda não se sabe, mas certamente pode tirar alguns da UTI.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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