Comércio varejista inicia outubro com expectativa de aumentar as vendas

Estamos entrando nesta quarta-feira (1º) no último trimestre do ano, e o mês de outubro inicia com a expectativa de aumento das vendas do comércio varejista, em função do Dia das Crianças. A data é uma boa oportunidade para que os lojistas coloquem o pé no acelerador das vendas, e tentem recuperar os resultados, que ao longo deste ano estão muito abaixo das expectativas.
Para a categoria de brinquedos, o Dia das Crianças representa 38% das vendas anuais, o que é muito significativo. Mas o varejista que não atua nesta categoria, o que deve fazer para agregar vendas neste período?
Eu conversei com alguns consultores de vendas e eles me disseram que como o movimento no comércio vai aumentar nos próximos dias, os lojistas devem ficar atentos ao que pode atrair os consumidores. Neste sentido, é fundamental manter os estoques e sortimento adequados com a estratégia de vendas e também não esquecer das promoções.
Embora uma boa parte das lojas não trabalhe com produtos dirigidos ao público infantil, o varejo pode criar espaços para as crianças brincarem durante as compras dos pais. Ambientar a loja com a temática infantil, contratar temporários para cuidar das crianças, entregar brindes para os petizes enquanto os pais ficam livres para realizar suas compras, certamente pode ser um bom diferencial para sair à frente da concorrência.
O lojista que ainda não se planejou, deve fazer isso imediatamente para não perder a oportunidade. Agora, se o Dia das Crianças vai salvar o ano para o varejo, ainda não se sabe, mas certamente pode tirar alguns da UTI.


