Vitrine é diferencial para atrair novos clientes e pode aumentar vendas em até 40%

Em um varejo cada vez mais competitivo, a vitrine de uma loja pode ser transformada em um diferencial estratégico e, assim, atrair novos clientes. Pesquisas recentes apontam que 71% das decisões de compra ocorrem dentro do ponto de venda, sendo que as vitrines são uma prolongação desse interior, e contribuem de forma direta para chamar a atenção dos consumidores, mostrar os produtos e ações promocionais e também indicar os preços das mercadorias comercializadas.
Já uma pesquisa feita pelo Sebrae de São Paulo aponta que a simples melhoria da vitrine, fachada, iluminação e organização interna pode ampliar as vendas em até 40%, muitas vezes sem necessidade de grandes investimentos. De acordo com esse levantamento, a percepção visual é o alicerce de qualquer esforço para atrair clientes. Consequentemente, todo negócio que busca se diferenciar da concorrência deve começar cuidando para que o primeiro impacto com o consumidor seja eficaz.

Alguns pontos devem ser levados em conta ao montar uma vitrine. Em primeiro lugar ela precisa fazer parte do check list diário das atividades da equipe, pois é comum os vendedores chegarem à loja e passarem direto pela vitrine, sem observarem se algo mudou de lugar ou precisa ser reparado. É essencial que a vitrine seja revisada todos os dias e que toda equipe saiba quais são os produtos em exposição. Vitrines sujas ou desorganizadas não só afastam potenciais clientes como passam uma imagem negativa do negócio. A troca dos produtos na vitrine tem prazo. Por exemplo: uma vitrine comemorativa deve ser mantida por no máximo 30 dias; uma vitrine promocional de 20 a 30 dias, ou enquanto durar o estoque e a vitrine cotidiana deve ter uma periodicidade média de 15 dias.
O segundo item é cuidar da poluição visual. Maior número de produtos expostos não significa aumento nas vendas. O consumidor permanece poucos segundos na frente de uma vitrine e se houver muita informação ficará confuso e irá embora. Outro ponto importantíssimo é a iluminação. A luz é um guia e ajuda a direcionar o olhar do consumidor para aquilo que o lojista quer mostrar. Mas muito cuidado com a luz, porque ela tem que destacar apenas o produto e não o piso ou a parede, mostrando eventuais falhas que deveriam estar camufladas.
Por último, a vitrine e o interior da loja devem apresentar uma mensagem coerente. O lojista deve evitar expor produtos que não tenham estoque disponível ou que estejam muito fora da faixa de preço médio que a sua marca pratica.