Programa de startups do Sebrae Paraná tem saldo positivo

Marielle Rieping, coordenadora regional de startups do Sebrae/PR.

O ano termina com bons resultados nos programas direcionados ao desenvolvimento de startups no Sebrae/PR. Mais de 100 empresas de Curitiba participaram de programas promovidos em 2017, sendo 23 no projeto de pré-aceleração, 22 no de tração e as demais em eventos pontuais de capacitação como o Startup Day, que teve duas edições este ano, o Business Woman Tech, o Hackaton Audiovisual, entre outros.

Para Marielle Rieping, coordenadora regional de startups do Sebrae/PR, a programação anual teve como objetivo informar e capacitar empreendedores para que possam inovar, melhorar a performance de suas empresas e crescer. “Fechamos 2017 com grandes resultados para as startups de Curitiba. Tivemos um crescimento nítido de potenciais empresários e empresários de startups procurando o Sebrae para alavancar suas ideias e tracionar seus negócios. Pensar global já não é mais um desafio, é uma prioridade para o Sebrae e estamos prontos para ajudar ainda mais na transformação destas e de novas startups em 2018”, comemora.
Para ela, além do sentimento de dever cumprido, com tantos empresários participando e procurando capacitação, melhor ainda é ver que na prática os resultados aparecem e que empreendedores que realmente aproveitam o conteúdo e implantam as mudanças, conseguem colher bons frutos. É o caso de Ricardo Rüppell, sócio e cofundador da Bearings, startup do segmento de educação, que oferece serviços de orientação vocacional para jovens e auxilia instituições de ensino superior a captar alunos.

Nos últimos dois anos, eles participaram do programa de aceleração de startups e do programa de empresas de alto potencial, além de várias palestras oferecidas nas áreas de formação de equipe, modelagem financeira, canais de tração. E o reconhecimento já vem acontecendo pelo mercado. Em 2016, foi a startup destaque na Bett Educar – maior feira de tecnologia educacional da América Latina. Também foi vencedora do prêmio Edu4Me Brasil e considerada pela StartSe uma das 12 startups transformadoras do mercado de educação. A Bearings também foi a única startup do mercado educacional premiada pelo InovAtiva Brasil.

De acordo com Rüppell, em 2017, a startup atendeu seis dos 10 maiores grupos educacionais do Brasil e se tornou empresa destaque no maior programa de aceleração de micro e pequenas empresas do país, atuando com mais de 50 clientes e auxiliando quase 300 mil estudantes em fase pré-vestibular. “Os programas e eventos promovidos pelo Sebrae nos ajudaram muito por promoverem a troca de experiências entre empresários que já têm know how em determinados segmentos e que podem contribuir com insights e com suas vivências para que possamos traçar as melhores estratégias para enfrentarmos essa nossa jornada empreendedora. Os desafios empresariais vão mudando ao longo da trajetória e as capacitações nos ajudam a superar cada etapa com mais segurança e eficiência”, resumiu.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *