Programa de startups do Sebrae Paraná tem saldo positivo

O ano termina com bons resultados nos programas direcionados ao desenvolvimento de startups no Sebrae/PR. Mais de 100 empresas de Curitiba participaram de programas promovidos em 2017, sendo 23 no projeto de pré-aceleração, 22 no de tração e as demais em eventos pontuais de capacitação como o Startup Day, que teve duas edições este ano, o Business Woman Tech, o Hackaton Audiovisual, entre outros.
Para Marielle Rieping, coordenadora regional de startups do Sebrae/PR, a programação anual teve como objetivo informar e capacitar empreendedores para que possam inovar, melhorar a performance de suas empresas e crescer. “Fechamos 2017 com grandes resultados para as startups de Curitiba. Tivemos um crescimento nítido de potenciais empresários e empresários de startups procurando o Sebrae para alavancar suas ideias e tracionar seus negócios. Pensar global já não é mais um desafio, é uma prioridade para o Sebrae e estamos prontos para ajudar ainda mais na transformação destas e de novas startups em 2018”, comemora.
Para ela, além do sentimento de dever cumprido, com tantos empresários participando e procurando capacitação, melhor ainda é ver que na prática os resultados aparecem e que empreendedores que realmente aproveitam o conteúdo e implantam as mudanças, conseguem colher bons frutos. É o caso de Ricardo Rüppell, sócio e cofundador da Bearings, startup do segmento de educação, que oferece serviços de orientação vocacional para jovens e auxilia instituições de ensino superior a captar alunos.
Nos últimos dois anos, eles participaram do programa de aceleração de startups e do programa de empresas de alto potencial, além de várias palestras oferecidas nas áreas de formação de equipe, modelagem financeira, canais de tração. E o reconhecimento já vem acontecendo pelo mercado. Em 2016, foi a startup destaque na Bett Educar – maior feira de tecnologia educacional da América Latina. Também foi vencedora do prêmio Edu4Me Brasil e considerada pela StartSe uma das 12 startups transformadoras do mercado de educação. A Bearings também foi a única startup do mercado educacional premiada pelo InovAtiva Brasil.
De acordo com Rüppell, em 2017, a startup atendeu seis dos 10 maiores grupos educacionais do Brasil e se tornou empresa destaque no maior programa de aceleração de micro e pequenas empresas do país, atuando com mais de 50 clientes e auxiliando quase 300 mil estudantes em fase pré-vestibular. “Os programas e eventos promovidos pelo Sebrae nos ajudaram muito por promoverem a troca de experiências entre empresários que já têm know how em determinados segmentos e que podem contribuir com insights e com suas vivências para que possamos traçar as melhores estratégias para enfrentarmos essa nossa jornada empreendedora. Os desafios empresariais vão mudando ao longo da trajetória e as capacitações nos ajudam a superar cada etapa com mais segurança e eficiência”, resumiu.