Resultado das eleições nos Estados Unidos sinaliza novas batalhas

O especialista em relações internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Arnaldo Francisco Cardoso alerta que a retomada do comando da Câmara de Representantes pelo Partido Democrata nas eleições de meio de mandato, nos Estados Unidos (EUA), não é suficiente para tranquilizar os opositores do presidente Donald Trump. “Além da manutenção pelos republicanos do comando do Senado, as eleições desta terça-feira (6) revelaram que a agenda de temas posta pelo presidente americano desde sua campanha, em 2016, se enraizou e modela o debate nacional”.
O especialista lista as principais questões que se põem hoje, diante dos resultados:
– Os democratas conseguirão apresentar uma nova agenda de temas para a sociedade norte-americana ou ficarão a reboque da agenda de Trump?
– A estratégia de barrar as votações de projetos de Trump na Camara não poderá ter efeito contrário ao desejado pelos democratas, fortalecendo Trump?
– Diante da rejeição pelo eleitorado de nomes tradicionais do partido Democrata, como o de Clinton, o partido terá novos nomes para a eleição presidencial de 2020?
– E para o novo governo brasileiro, qual é o efeito do resultado desta eleição de ontem nos EUA?
As respostas virão com o tempo e os novos embates do presidente Trump.








