McDonald’s expande e chega a 51 restaurantes no Paraná

McDonald’s expande e chega a 51 restaurantes no Paraná

O ano de 2019 foi especial para o McDonald’s no Paraná, já que, além de completar 30 anos de atuação no estado, a rede também conseguiu realizar ampla expansão e inaugurou cinco restaurantes: três em Curitiba, um em Guarapuava (primeiro da cidade) e outro em Maringá. Todas as unidades já seguem o posicionamento que vem sendo adotado pela marca no mundo todo e que consiste em um ambiente mais interativo e tecnológico, com totens de autoatendimento e menu board digital.

Com 33 anos de empresa, Alexandre Chagas (foto), diretor Regional de Operações do McDonald’s, começou como Atendente e acompanhou de perto o crescimento da marca no estado. “Partiu daqui a ideia do quiosque de sorvetes, inaugurado no Shopping Mueller, que se tornou um modelo que foi espalhado para todo o mundo. Os Drives da cidade também estão entre os melhores e mais movimentados do Brasil, e o restaurante da Rua XV, que ganhou cara nova em 2019, é um dos que mais vende McFlurry no país”, afirma Chagas.

Três décadas em solo paranaense

O mês de dezembro é um período especial para o McDonald’s, já que foi a época em que a rede inaugurou seu primeiro restaurante no Paraná. A marca chegou a Curitiba em 1989, no coração da Rua XV de Novembro, um dos pontos mais icônicos da cidade, e hoje conta com 51 unidades no estado, sendo que 31 estão na capital e região metropolitana.

Para comemorar, a empresa promoveu um evento no restaurante da Rua XV de Novembro, que reuniu ex-Gerentes, ex-Atendentes e também funcionários que trabalham na rede atualmente. João Carlos Frumento, primeiro Gerente da primeira unidade no estado, disse que viu, na época da inauguração do restaurante, o anúncio da vaga de emprego da rede em um jornal e decidiu se candidatar. Aprovado, ele realizou treinamento em São Paulo para aprender as técnicas e diretrizes do McDonald’s durante seis meses e assim que voltou para Curitiba, assumiu seu posto que perdurou até 2013, quando saiu da empresa para se dedicar à vida acadêmica.

“Esse período que passamos em outro estado foi fundamental para implementarmos corretamente o McDonald’s aqui e fazê-lo funcionar. Deu tão certo, que até hoje a unidade é exemplo na cidade e em outras regiões. Muito do que sou hoje foi construído no McDonald’s, e não digo só profissionalmente, já que fiz muitos amigos na época em que trabalhava na rede e até hoje os levo como parte da minha família. Atualmente, como professor, transmito o exemplo do McDonald’s por onde passo, pois a experiência que tive na empresa é referência de qualidade, empregabilidade e comprometimento com o funcionário e com os setores sociais”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *