Startup faz sites de graça para microempreendedores. Saiba como

Startup faz sites de graça para microempreendedores. Saiba como

A internet mudou a vida dos consumidores de produtos, serviços e de informação. Nesse sentido, ter um site não é um luxo, mas uma regra geral para as empresas e, principalmente, para microempreendedores individuais que querem sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e num mundo globalizado. Afinal de contas, não possuir endereço na web é como não existir para muitos clientes.

No entanto, de acordo com o último estudo do Sebrae realizado no mês passado, 73% dos pequenos negócios não estão presentes na internet com uma página, e 65% nem ao menos abriram uma conta na mídia social mais popular do país, que é o Facebook.

Mas, se o problema para os empreendedores se tornarem visíveis na internet era não ter recursos financeiros para pagar um profissional para fazer um site, já existe solução. É que o Brasil passou a ser o foco da vez para a startup britânica Ueni, que há quatro anos vem ajudando pequenos negócios do mundo todo a ter a sua própria página na web, sem qualquer custo.

Desde outubro, a Ueni, que traduzindo para o português significa eu e você, já fez 40 mil sites gratuitos para microempreendedores brasileiros e profissionais autônomos dos mais diferentes setores, o que representa  10% dos 400 mil sites gratuitos criados pelo mundo. Só para Curitiba foram 1100 sites num prazo de 60 dias, o que torna a capital paranaense a sétima cidade do Brasil com maior demanda.

Eu conversei nesta sexta-feira (20) com a jornalista Cristiane Lebelem, que mora em Londres, e que é Relações Públicas da Ueni e  responsável pela parte brasileira do projeto,  e ela me disse a proposta da startup britânica é promover a visibilidade online das empresas e profissionais que ainda não estão no mundo digital em sete países, incluindo o Brasil.

Em até três dias, a startup de inteligência artificial consegue entregar um site de graça, customizado, de acordo com a proposta de cada tipo de negócio. De acordo com a fundadora da Ueni, Christine Telyan, a tarefa da startup é ajudar pequenos negócios a ter presença digital, e para isso, eles precisam ter o seu próprio site, para que sejam vistos pelos motores de buscas, como o Google, de forma que potenciais clientes que procuram produtos e serviços na internet os encontrem.

A plataforma internacional sincroniza os templates (textos e fotos) com as informações do próprio negócio e em seguida uma equipe de controle de qualidade faz os ajustes finais para garantir que cada site esteja de acordo com as informações fornecidas. O usuário pode também destacar muitos outros aspectos comerciais, seja uma promoção, uma tabela de preços, lista de serviços ou recomendações de clientes nas redes sociais, por exemplo.

Todo o processo é automatizado, mas há  uma equipe de profissionais fazendo uma revisão final manualmente para garantir que o cliente tenha exatamente o que precisa para colocar o site no ar, de forma personalizada e gratuita.

Para produtor, Ueni foi a solução

Em um intervalo de apenas 48 horas, Pedro Oliva, empresário da produtora de vídeos Promovision (Varginha-MG) fez o registro na plataforma e obteve o site pronto. Ele não precisou desembolsar nada, apenas fornecer as informações básicas do seu negócio e serviço, e recebeu um e-mail avisando que já era possível visualizar a sua página pronta.

“Ter um site é uma forma de ilustrar o negócio da gente. Eu já tinha tentado outra plataforma gratuita, mas não deu muito certo por diversas razões, e agora encontrei uma boa solução. Eu acho fundamental para uma empresa ter um site, muita gente quer fazer o contato com as empresas pelo celular e pela internet, por isso é uma boa oportunidade para quem não tem dinheiro no momento para investir”, conta Pedro.

Pedro conheceu a Ueni por meio de um anúncio no Facebook, e a curiosidade o levou até o registro na plataforma, que resultou em um site profissional em dois dias.  

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O fotógrafo paranaense Eduardo Vianna economizou R$ 1.800,00 com o site gratuito que fez com a ajuda da Ueni  para mostrar o seu portófolio online. 

Planos pagos

A empresa tem desbravado um mercado extremamente promissor, oferecendo também planos pagos em que o cliente recebe consultoria de posicionamento de marca na busca do Google e outros diretórios, acompanhamento de como incrementar as vendas e atender seus clientes, além de orientações sobre serviços de recebimento de pagamentos, seguros, e outras utilidades.

Claro que a preocupação da startup em oferecer recursos tecnológicos e de marketing não para por aí, os usuários têm opção de adquirir planos pagos, recursos de marketing digital e uma espécie de administração de agenda de reservas e contatos com o cliente final.

“O nosso objetivo é expandir o acesso para 2 milhões de usuários no mundo todo em 2020, oferecendo uma condição de crescimento consistente aos empreendedores, com novas ferramentas para negócios, pagamentos e marketing on-line de forma acessível para os pequenos negócios”, destaca Christine, que junto ao marido Anh Pham Vu, decidiu empreender neste setor há quatro anos, depois de uma trajetória de sucesso em consultoria internacional e sólida formação acadêmica na Universidade de Harvard.

O site da ueni é: www.ueni.com

Crédito das fotos – Divulgação e Reprodução

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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