5 dicas para venda de equipamentos industriais usados

5 dicas para venda de equipamentos industriais usados

Por conta da reestruturação da linha de produção, processo de desativação ou movimentação do mercado, muitas empresas deixam de usar equipamentos e não sabem o que fazer com os maquinários. Para evitar o descarte ou custo com armazenamento, a venda dos ativos usados pode ser uma boa opção de ganhar dinheiro e reverter o recurso para continuar investindo.

Acompanhe as dicas para venda de ativos da gerente de Operações e de Desenvolvimento de Negócios da EquipNet, Roberta Bosignoli.

Condições do equipamento

Os equipamentos usados podem estar em boas condições de uso e ser uma excelente oportunidade para outras empresas que buscam melhorar sua planta industrial, mas não tem capital para investir em um maquinário novo. Cuidar das máquinas usadas ou desativadas, realizar inspeções e garantir que elas estejam funcionamento corretamente são fatores importantes para que as mesmas possam ser vendidas posteriormente de forma mais lucrativa.

Como vender

Uma das maneiras mais seguras e rentáveis é a contratação de uma empresa especializada e de confiança, que pode avaliar o potencial dos ativos excedentes e auxiliar na busca de interessados e na comercialização dos equipamentos. Com esse processo a margem é bem maior do que a venda em leilão e ferro-velho. No Brasil, a EquipNet, por exemplo, atua no processo de negociação de equipamentos industriais usados ou desativados em mais de 20 segmentos.

Planejar

Começar o processo de comercialização com o equipamento ainda em funcionamento e não desativado pode ajudar a vender mais rápido e até conseguir um valor melhor. Para as empresas que seguem normas rígidas de compliance, geralmente adotadas por grandes companhias e multinacionais, o procedimento tende a ser mais complexo e levar mais tempo, reforçando a importância de ter uma empresa especializada auxiliando no gerenciamento da negociação, garantindo segurança para que o processo siga as normas e leis vigentes.

Conhecer o equipamento

Estudar o equipamento, conhecer as vantagens e os pontos fortes, informar dados importantes e confiáveis são pontos necessários para transmitir segurança ao possível comprador e aumentar as chances de venda. Ter o manual do equipamento também pode ajudar na comercialização.

Precificação

A definição do valor precisa levar em consideração diversos fatores, como condições do equipamento, remoção e desmontagem. No caso de contar com uma empresa especializada, como a EquipNet, o processo começa com uma visita técnica de um especialista em equipamentos na fábrica do cliente. Entre os procedimentos adotados estão avaliação do maquinário e do espaço onde o mesmo está instalado, além do registro fotográfico do equipamento. Posteriormente, várias análises são feitas, como pesquisa de preço de uma máquina nova, para decidir em conjunto com o cliente o valor que será anunciado.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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