Startup automatiza processos no departamento pessoal, garantindo economia de tempo e dinheiro

Startup automatiza processos no departamento pessoal, garantindo economia de tempo e dinheiro
O uso de tecnologias de ponta em rotinas comuns dentro de áreas como a de Recursos Humanos e do departamento pessoal vem se tornando cada vez mais estratégico para pequenas, médias e grandes empresas. Não por acaso, um estudo recente da consultoria Deloitte mostra que 56% dos líderes de RH estão redesenhando seus processos para aproveitar as ferramentas digitais no mercado.

Além disso, a pesquisa ainda revela que 80% consideram o RH digital importante e uma necessidade básica para a competitividade. Isso significa deixar o RH tradicional e manual como conhecemos para apostar no novo. Foi o que aconteceu com a Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, que passou a utilizar pela primeira vez a plataforma da Convenia – empresa com soluções voltadas para a digitalização do departamento pessoal.

Segundo Paula Oliveira, gerente de Gente & Gestão, da Endeavor, a organização buscava simplificar e automatizar seus processos internos dentro do departamento, especialmente os relacionados a admissão, rescisão e férias dos times. Entre as principais dores solucionadas e mudanças que foram sentidas está o ganho de eficiência e performance da área de Gente, além da gestão de férias dos funcionários, motivo este inicial da aproximação.

Gestão transformada

“A solução tornou nossos processos mais eficientes e nossa gestão se transformou. Nosso processos eram 100% offline, demorados e pouco estruturados. Era um fluxo manual conduzido por meio de inúmeras planilhas e as informações e controles ficavam bastante dispersos. A Convenia otimizou o nosso tempo em 80% e melhorou a nossa gestão de informações. Processos como o de admissão, que demoravam entre uma semana ou mais, hoje realizamos em apenas um dia”, afirma a gerente.

A plataforma, que é a primeira em nuvem desenvolvida para gerir pessoas no Brasil, permite ao departamento pessoal controlar toda a jornada do colaborador, desde a admissão até o desligamento. Além disso, oferece baixo custo para as empresas, é totalmente digital, e garante a segurança de informações sigilosas.

Para Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, uma das vantagens de gerir um RH com um software como da startup é a otimização do tempo que a ferramenta oferece. “Além disso, evitamos prejuízos, futuras perdas para a empresa como o pagamento de férias duplicadas, multas do eSocial, erros em benefícios e até processos trabalhistas”, afirma o empreendedor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *