Conheça as melhores opções de crédito para MEI

Conheça as melhores opções de crédito para MEI

Uma das principais razões para o fechamento de empresas dentro dos primeiros dois anos é a falta de controle financeiro. De acordo com o Sebrae, esse fato ocorre com um a cada 4 empreendedores.

Problemas com capital de giro, desorganização de estoque, atraso de contas e despesas com manutenção de equipamentos são exemplos de situações que podem culminar na falta de dinheiro.

Se o seu negócio está passando por um período de crise, é importante saber quais são as melhores opções de crédito para Microempreendedor Individual (MEI).

Veja como driblar os problemas financeiros.

Microcrédito

O microcrédito é uma boa opção de crédito para MEI. Como o próprio nome sugere, o dinheiro disponibilizado pelas instituições financeiras é de até R$20 mil.

Mas tudo depende do perfil financeiro da sua empresa e do banco que concede o empréstimo. Em outras palavras, o valor pode ser menor. A taxa de juros mensal não deve ultrapassar 4%, limite máximo determinado por lei.

O prazo para quitação das parcelas deve ser negociado diretamente entre você e a instituição financeira. O dinheiro pode ser usado para investir em infraestrutura, capital de giro, entre outras situações.

Para que o crédito seja liberado, é necessário comprovar onde o dinheiro será aplicado. Como em qualquer solicitação de empréstimo, é necessário apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço e certificado de MEI.

Cartão BNDES

O cartão BNDES é uma das melhores opções de crédito para MEI.  Nesse caso, o limite máximo a ser emprestado é de R$ 2 milhões que podem ser parcelados em até 48 prestações fixas.

Esse tipo de crédito deve ser usado para cobrir despesas com máquinas, equipamentos, entre outros insumos previstos pelo BNDES.  A instituição recomenda que seja consultado o catálogo dos fornecedores recomendados por ela.

Para solicitar esse serviço, você deve ter CNPJ e sua empresa deve ter faturamento comprovado de até 90 milhões. A análise de crédito é feita pelos chamados agentes operadores autorizados para realizar esse tipo de transação.

Empréstimo para MEI com garantia de imóvel

Essa é uma das melhores opções de crédito para MEI. Geralmente, esse tipo de empréstimo é realizado quando o empreendedor precisa saldar as dívidas da empresa. Ele consiste em oferecer um imóvel como garantia de pagamento.

As taxas costumam ser bem atrativas, já que o banco não terá prejuízo caso as prestações não sejam pagas pelo fato de poder tomar o imóvel usado como promessa de pagamento.

O valor liberado para crédito pode chegar a 60% do preço total do imóvel. Os prazos para pagamento também são bastante flexíveis e podem chegar a, no máximo, 30 anos. 

Empréstimo online

O empréstimo online é uma das melhores opções de crédito para MEI por diversas razões. Uma delas é que você não precisa comprovar como e quando usará o dinheiro liberado.

Isso garante maior flexibilidade e menor burocracia. Não existe um valor pré-estabelecido e, dependendo do seu perfil financeiro, poderá conseguir taxas e condições que cabem no seu bolso.

A grande vantagem do empréstimo online é poder fazer tudo sem precisar passar horas na fila de um banco. Basta acessar o site da instituição financeira pela internet, conferir as condições e enviar a documentação solicitada.

É importante pedir esse tipo de serviço para uma empresa confiável. A gente indica o Bom Pra Crédito, financeira que tem parceria com mais de 30 bancos e que opera com transparência em todas as etapas da negociação.

Como escolher as melhores opções de crédito 

Antes de pedir empréstimo para MEI, é fundamental ter um bom planejamento financeiro. Faça todas as contas necessárias e analise exatamente o quanto de dinheiro você precisa.

Além disso, é preciso estudar as estimativas de retorno desse investimento. Todo dinheiro gasto com uma empresa deve se converter em lucro. Crie estratégias para converter todos os gastos em produtividade e renda.

Agora que você sabe quais são as melhores opções de crédito para MEI, estude com cuidado e escolha o que melhor atende às suas necessidades. 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *