Halloween impulsiona setor de balas no Brasil
Gostosuras ou Travessuras? A pergunta símbolo do Halloween em todo o mundo tem resposta certa no mercado brasileiro. De acordo com dados da Euromonitor, o valor de venda no varejo de confeitos de açúcar e goma de mascar, colocou o Brasil na quarta posição do ranking mundial em 2019, faturando US$ 3,762 milhões, atrás apenas de mercados como Estados Unidos, China e Japão. Este valor representou a venda de 292 mil toneladas de produtos.
De acordo com Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o Halloween já está incorporado no calendário dos brasileiros sendo uma data de extrema importância para o setor de Balas & Gomas.
Balas brasileiras são exportadas
Fonsêca conta que mesmo em um ano tão atípico como 2020, a balança comercial do setor de Balas & Gomas teve um resultado positivo entre janeiro e setembro, com um superávit de US$ 64,6 milhões. Os principais destinos das exportações desse segmento são os Estados Unidos, Paraguai e Argentina.
O Brasil das gostosuras
Quanto ao gosto dos brasileiros, a pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab, mostrou que 69% dos brasileiros afirmaram que as balas, que mais gostam e compram, são as de caramelo/toffee, seguido das pastilhas, com 40% de preferência dos entrevistados. Já os sabores favoritos são os de fruta (37%) e o de menta/hortelã (34%).


