Wi-Fi como a mídia é a nova tendência para o marketing

Wi-Fi como a mídia é a nova tendência para o marketing

As estratégias de marketing, assim como o comportamento da sociedade, estão em constante mudança. Hoje, os meios de comunicação e as principais mídias não são mais a TV ou os jornais, mas, sim, as redes sociais e até o Wi-Fi. O relatório Digital In da Hootsuite em parceria com a We Are Social, mostra que desde 2019, 66% da população já estava ativa em alguma das redes.

Diante dessa mudança, as empresas começaram a observar novos cenários para as suas estratégias de marketing com a finalidade de atingir e conversar com o público-alvo. Nestes planos, cada detalhe importa, até mesmo se a empresa oferece uma rede de Wi-Fi para os seus visitantes. Isso porque o Brasil é o segundo país no ranking dos que passam mais tempo conectados à internet.

Ao mesmo tempo, uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação mostra que 89% das pessoas preferem usar o Wi-Fi no lugar do 3G ou 4G, fazendo com que ele se torne uma mídia fundamental para qualquer plano estratégico de marketing.

Vantagens

Por meio do Wi-Fi, é possível ampliar a experiência do usuário, aumentar o tempo de permanência no espaço físico e as chances de fidelizar o cliente, além de gerar dados sobre o comportamento de quem acessa a rede. Dessa forma, é mais fácil para a companhia tomar decisões e entender o perfil de seus frequentadores.

A partir desses dados, os grandes centros comerciais, por exemplo, podem complementar os seus planos de Trade Marketing utilizando o Wi-Fi como mídia. As marcas parceiras utilizam a rede para realizar as suas campanhas de forma segmentada e muito mais assertivas.

“Este é um projeto que começou a ser estruturado com alguns grupos de varejo no Brasil e já tem tido adesão pela facilidade de mensurar o perfil do consumidor no espaço físico”, afirma Aureo Fitipaldi, sócio-diretor da Think Digital. “Com o Wi-Fi temos as mesmas informações que as lojas online possuem e conseguimos conversar e chamar a atenção do público de forma muito mais eficaz”, complementa.

A Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, une a infraestrutura com a inteligência de dados. Tanto que desenvolveu a tecnologia do Wi-Fi como mídia para que as empresas possam monetizar a tecnologia, que é tão utilizada em seus espaços. A monetização do Wi-Fi é totalmente personalizada: escolhe-se o melhor o fluxo de conexão, dados, layout e conteúdo antes do usuário acessar a internet, a partir de um dashboard completo.

Todas as informações e dados capturados estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *