Criptomoedas: informações que todos os investidores precisam saber

Criptomoedas: informações que todos os investidores precisam saber

As criptomoedas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, seja por empresas que já estão aceitando como forma de pagamento, ou seus resultados nos últimos meses. As moedas digitais só existem no formato eletrônico com negociação exclusivamente online, sem intermediação de bancos, governos ou agentes monetários. Associada a um ativo de grande volatilidade e que ainda está em processo de expansão, pequenas notícias tornam-se grandes fatores de influência em seu valor.

Rodolfo Baggio, head em Câmbio e sócio da Allez Invest, explica que o famoso Bitcoin é apenas uma criptomoeda de inúmeras já existentes no mercado. “Algumas moedas digitais acumularam até 2.000% de crescimento em um ano, como a Holo. Saber aplicar nesses ativos pode trazer bons resultados para o portfólio de investimentos”, destaca. O especialista também afirma que essa modalidade é indicada para perfis moderados e agressivos e com planos de longo prazo.

Como ter segurança para investir em criptomoedas?

Os criptoativos são uma modalidade de investimentos que não precisam de intermediários. Ou seja, você compra diretamente de quem quer vender e vende para quem quer comprar, sem uma empresa acompanhando o negócio. “O formato desse investimento pode ser arriscado para quem não conhece o mercado. Por isso é importante ter a tutoria de quem já está acostumado com esse modelo”, relata Baggio.

Investir a longo prazo em criptomoedas

A volatilidade das moedas digitais é, sem dúvida, surpreendente. “Em um único dia, encontramos moedas que podem ter uma alta valorização ou uma grande queda. É importante que o investidor tenha essa disposição ao risco em seu perfil”, apresenta o head.

Com um investimento tão volátil é preciso um longo prazo para ter bons resultados. “As moedas digitais vieram para ficar e podem se tornar boas aliadas no portfólio. Mas, geralmente, os investidores não podem contar com esse ativo para aplicação com rápidos retornos”, finaliza.

Crédito da foto: Kelly Knevels

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *