Employer Branding é estratégia para combater altas taxas de turnover

Com foco no futuro das empresas, a jornada do colaborador torna-se ponto-chave na construção da equipe e da reputação da marca

De acordo com o Guia Salarial 2022, produzido pela consultoria Robert Half, uma das maiores preocupações das empresas para o próximo ano está na atração e retenção de talentos. Essa é uma das principais constatações da pesquisa que consultou 300 executivos c-level sobre suas expectativas para 2022. Ao mesmo tempo em que 48% notaram que o turnover está mais alto que antes da pandemia, 69% dos entrevistados acreditam que encontrar bons profissionais será ainda mais desafiador.

A percepção tem fundamento, conforme comprova a 12ª edição do Índice de Confiança, na qual 41% dos profissionais entrevistados declararam estarem motivados a buscar novas oportunidades no mercado. Apesar de essa troca de funcionários ser algo comum no mercado de trabalho, um alto índice de turnover representa, em sua maioria, a insatisfação dos funcionários com a gestão da empresa e condições de trabalho. Dentre os principais motivos comumente citados para a troca de emprego estão: a baixa remuneração, a falta de reconhecimento, desmotivação e a desconfiança em relação ao futuro da companhia.

Para diminuir essa taxa de rotatividade, muitas empresas estão aderindo a um conjunto de ações para atração e retenção de talentos, o employer branding. Essa iniciativa consiste em fortalecer a reputação da marca empregadora com foco nos colaboradores, isto é, transformar a imagem da empresa em um ambiente atraente, estimulando que os maiores talentos queiram permanecer na companhia ao mesmo tempo em que novos queiram fazer parte dela. O principal objetivo é colocar o funcionário em primeiro lugar e investir na qualidade de vida de quem já faz parte do time.

Oferecendo às empresas soluções que ajudam na desburocratização de processos e facilitam as rotinas de RH, como registro de horas, folha de pagamento e férias, a Pontomais, startup líder em gestão de ponto online, permite que os setores internos tenham mais tempo para o desenvolvimento dos colaboradores. Foi assim que a própria HR Tech se tornou um case de sucesso na aplicação do employer branding.

A empresa tem ações de salário emocional, licença maternidade e paternidade estendida, diversos vales como home office, refeição e combustível, além de práticas como a do Conecta – momento de descompressão durante o expediente que incentiva conversas sobre qualquer assunto, menos trabalho – melhoria dos benefícios e gratificações. Com isso, de dezembro de 2020 até agosto de 2021, a startup praticamente dobrou o time de colaboradores, passando de 103 a 200 Pontomakers, e neste mês se consagrou como a 12ª melhor empresa de médio porte para se trabalhar no Paraná pelo Great Place to Work.

“Todas as nossas ações são focadas em pessoas, desde os primeiros contatos antes da entrevista. Cada membro da nossa equipe é importante para nós e investir em desenvolvimento pessoal e profissional nos traz resultados contínuos. Além disso, criamos uma conexão emocional com os nossos colaboradores, valorizando o respeito e o orgulho em pertencer e construindo uma equipe satisfeita com seu local de trabalho.” afirma Silvana Fernandes, gerente de RH da Pontomais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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