Inadimplência no varejo de moda avança e fecha na casa dos 8% em janeiro

Inadimplência no varejo de moda avança e fecha na casa dos 8% em janeiro

A inadimplência do crediário no varejo de moda em janeiro de 2022 registrou alta de 6,53% em relação ao mês de dezembro de 2021. O levantamento revela que 8,12% das parcelas do crediário estavam atrasadas entre 61 e 90 dias no encerramento do mês de janeiro, enquanto o indicador era de 7,59% no mês anterior. Na comparação anual, o aumento é de 32,24%, uma vez que o índice ficou em 5,50% em janeiro do ano passado. Os dados em questão são do Índice Meu Crediário, pesquisa mensal que mede os níveis de inadimplência em cerca de 200 redes varejistas do país.

Realizado pelo Meu Crediário – fintech especializada no setor – o levantamento possui um nível de confiança de 95%. Vale ressaltar ainda que o índice de inadimplência de janeiro de 2022 refere-se às compras realizadas pelos consumidores em outubro de 2021 e que estão atrasadas entre 61 e 90 dias. Após esse período, o cliente já é considerado inadimplente pelos órgãos de proteção de crédito.

Segundo Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário, a alta observada em janeiro é explicada por uma junção de fatores. “O aumento da inadimplência é um reflexo da disparada da inflação e do ticket médio das compras ao longo de 2021. Além disso, existe uma participação relevante de clientes novos na carteira dos lojistas. Eles costumam ter uma inadimplência um pouco maior do que os clientes antigos, o que contribui para o aumento do índice de uma forma geral”, analisa.

Quanto ao substancial avanço anual da inadimplência, o executivo ressalta que esta variação vem seguindo um padrão. “Apesar do aumento de 32,24%, a taxa se mantém estável desde julho de 2021, quando a alta em relação ao mesmo mês do ano anterior ficou em torno de 30%. Temos que destacar ainda que a tendência já era de que o índice sofreria um aumento natural neste início de ano”, pontua.

Diante deste cenário, Schneider explica que é importante para o lojista que trabalha com crediário fazer um estudo minucioso sobre a atual carteira de clientes. “O bom cliente de antes pode estar com problemas financeiros neste momento. Por isso, uma análise mais aprofundada da carteira pode ajudar a equilibrar essa conta. Também é importante estar atento às oportunidades, pois clientes que antes pagavam à vista, podem agora buscar o crediário para manter o consumo”, finaliza.

Proprietário de um sistema de gestão especializado no crediário próprio multicanal e pioneiro na modalidade ‘buy now pay later’ no Brasil, o Meu Crediário idealizou o levantamento com intuito de trazer um panorama completo sobre o desempenho da modalidade no varejo de moda brasileiro. Dentro do setor, o crediário hoje representa em média 40% do faturamento dos lojistas.

Solução garante pagamento aos lojistas

A fim de aperfeiçoar a modalidade, a fintech também lançou recentemente o Meu Crediário Garantido, que oferece ao lojista a garantia do recebimento das parcelas do crediário, mesmo se o cliente não efetuar o pagamento. “Nossa expectativa é que mais lojas passem a buscar por essa solução, que também é operada pelas parceiras Tidas e Servipa. O serviço agrega mais tecnologia e praticidade na operação de vendas a prazo dos varejistas que já possuem crediário próprio”, finaliza Schneider.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *