Endividamento bate recorde: como as empresas podem reduzir a falta de pagamento

Endividamento bate recorde: como as empresas podem reduzir a falta de pagamento

Confira como evitar os riscos da inadimplência

O endividamento das famílias brasileiras atinge o patamar mais alto dos últimos 12 anos. Em abril, 77% das famílias, ou 12 milhões de pessoas estavam endividadas, segundo aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio. Também a inadimplência está alta. No mês passado, 28% das famílias tinham contas atrasadas.

O vilão dos endividados continua sendo o cartão de crédito com 87%. Na sequência estão os carnês, com 18,7%; o financiamento de veículos, com 11,2%; o crédito pessoal com 9,4% e por último o financiamento da casa própria.

Muito se comenta sobre as dificuldades do endividamento para as pessoas, que restringe, por exemplo, o acesso ao crédito. Mas para as empresas a inadimplência também acarreta vários problemas. Um deles é a incapacidade de pagar os salários dos funcionários em dia, assim como responsabilidades fiscais.

Uma profunda avaliação do score dos clientes é muito importante na hora da venda a prazo para evitar riscos ou fraudes em uma negociação. “Os bancos, instituições financeiras e demais empresas observam o score do cliente antes de liberar um crédito ou financiamento. O score é o comportamento financeiro histórico, associado aos apontamentos restritivos atuais, atrelado ao CPF ou CNPJ, que determinam uma pontuação de 0 a 1.000. Quanto maior a pontuação, melhor é a reputação financeira e o risco de não pagamento é baixo”, ressaltou Mellissa Penteado, CEO da proScore, um bureau digital de crédito, authority de Score, especialista em Big Data e inteligência de dados.

Mellissa indica algumas dicas que podem ajudar a diminuir a inadimplência e os riscos para as empresas. “Investir na capacitação para que os funcionários identifiquem os riscos envolvidos; customizar seu próprio Score para tomar sempre decisões mais precisas à realidade da companhia; administrar os processos e o fluxo de informações da decisão de crédito de forma ágil e adequada e, além disso, simplificar a comunicação para aumentar a transparência entre os departamentos e os clientes”, afirma.

 Ela destaca ainda sete pontos para evitar e lidar com clientes inadimplentes:

  1. Criar um fluxo decisório modularizado desde a prospecção de vendas, gerando inteligência em todo o ciclo do negócio é fundamental para a sustentabilidade dos resultados;
  2. Manter uma régua de cobrança ativa, ou seja, uma ferramenta que vá determinar de que forma a empresa fará essa cobrança;
  3. Checar o perfil do cliente não somente para a decisão creditícia, mas também de elegibilidade ao público-alvo de maio retorno, tanto para o momento da concessão, quanto para o ciclo de cobrança;
  4. Avisar a pendência ao cliente;
  5. Oferecer alternativas para o pagamento;
  6. Apostar sempre na tecnologia para facilitar o processo de comunicação e pagamento;
  7. Explicitar os benefícios que serão perdidos na quebra de contrato.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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