Avon investe na aceleração profissional de colaboradoras negras

Avon investe na aceleração profissional de colaboradoras negras

A Avon dá mais um passo em seu compromisso com a equidade étnico-racial ao lançar o Divas na Liderança, programa exclusivo para as colaboradoras que são mulheres negras atuando na empresa, com o objetivo de desenvolver a carreira dessas profissionais para que alcancem posições de liderança na companhia. A iniciativa, realizada em parceria com a consultoria de Diversidade e Inclusão Profissas, integra o Projeto DIVA (Diversidade+Avon), que engloba uma série de ações focadas em acelerar o cumprimento das metas presentes no Compromisso Antirracista da Avon, lançado em 2020.

Na prática, o programa inclui oito encontros mensais, em que as participantes poderão se aprofundar em temas como potência feminina no papel de liderança, a importância da saúde emocional e da segurança psicológica no contexto do trabalho, comunicação inclusiva e relacionamento enquanto gestoras, crenças limitantes, autogestão e planejamento, gerenciamento de times híbridos e desenvolvimento de habilidades para liderança. Além disso, todos os conhecimentos explorados ao longo dessa jornada de aprendizado serão conectados ao cenário interno da Avon.

O projeto DIVA se inspira em um estudo lançado em 2022 pela Gestão Kairós, que demonstrou que mulheres negras correspondem a apenas 3% dos cargos de liderança em empresas. Além disso, elas também levam dez anos a mais que as mulheres brancas para ocuparem posições de influência nas companhias, segundo a consultoria EmpregueAfro.=

De acordo com Daniella Moura, diretora de recursos humanos da Avon Brasil, um dos principais objetivos da organização é garantir que, até o final desta década, pelo menos 30% das vagas de liderança sejam ocupadas por profissionais autodeclaradas pretas e pardas. “Estamos cientes das barreiras socioeconômicas que a população feminina negra enfrenta diariamente, como oportunidades desiguais no mercado de trabalho e de acesso à educação. Por isso, não estamos apenas investindo em processos seletivos mais inclusivos e iniciativas de atração de talentos, mas, também, colocando em prática ações que promovem a progressão de carreira dessas colaboradoras, como experiências educativas e de empoderamento feminino, com o auxílio de especialistas em grupos sub-representados”.

Atuação pela diversidade étnico-racial

Ações como o Divas na Liderança estão vinculadas ao movimento #EssaéMinhaCor, lançado em 2020 pela marca, e ao Compromisso Antirracista, que reúne uma série de metas para expandir a equidade étnico-racial dentro e fora da companhia, como a ampliação da representatividade negra em novas contratações e investimentos em letramento e sensibilização de colaboradores e lideranças sobre o tema. Como resultado, 51% dos novos colaboradores são pessoas negras, sendo que 92% correspondem a mulheres em cargos de liderança na Força de Vendas.

Os objetivos também foram responsáveis por inspirar a elaboração do Projeto DIVA, implementado em 2021. Além de um banco de talentos exclusivo para profissionais negros no LinkedIn que já conta com 500 inscritos, a iniciativa também é responsável pelo movimento Minha Cor S.A., desenvolvido para aproximar recrutadores e talentos negros na rede social por meio de um selo de autodeclaração étnico-racial — desde a sua criação, a plataforma já teve mais de 10 mil acessos e já emitiu 1,2 mil selos.

O projeto também contempla ações para o público interno, como o programa de letramento racial UniDiva; o Divas Potentes, voltado para o desenvolvimento de talentos negros em conjunto com líderes negras influentes no mercado; o Fast Track, que envolve um plano de crescimento e mentoria individualizado para colaboradoras negras; um Clube de Livro, por meio do qual já foram compartilhados 36 obras sobre diversidade e inclusão entre lideranças da empresa para sensibilização e aplicação de aprendizados sobre o tema no ambiente de trabalho; e o movimento Uma Sobe e Puxa a Outra, em que mulheres da liderança da Avon acolheram colaboradoras negras para apoiá-las em suas trajetórias profissionais.

A Avon também conta com o Programa Avante, criado por Natura &Co, grupo do qual a marca faz parte ao lado de Natura, The Body Shop e Aesop. A iniciativa foi implementada em 2022 pela companhia com o objetivo de acelerar a carreira de colaboradores negros, visando amplificar a representatividade de pessoas pretas em posições gerenciais. O projeto consiste em jornadas de desenvolvimento individual, mentorias e workshops para que os profissionais desenvolvam habilidades e competências necessárias para assumir cargos de liderança no médio a curto prazo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *