Mais de 30% dos gastos em cartão de crédito de grandes empresas são destinados a viagens

Mais de 30% dos gastos em cartão de crédito de grandes empresas são destinados a viagens

Fintech latinoamericana analisou o gasto de mais de 40 mil cartões corporativos usados no Brasil para descobrir quais são os maiores gastos de enterprises e startups locais

Gerir as finanças de uma empresa não é uma experiência que possa ser replicada sempre da mesma forma, independentemente do CNPJ. Cada companhia tem suas especificidades, seja pelo seu porte, segmento ou estágio de maturidade. O tipo de gastos também costuma variar, de modo que o profissional à frente do financeiro deve estar atento às particularidades do local em que está atuando, para que possa tomar as melhores decisões.

Estar munido de dados sobre o segmento de atuação também pode fazer diferença. Por isso, a Clara, solução líder na América Latina para empresas realizarem e gerenciarem seus pagamentos, realizou um levantamento com 2.000 companhias, que utilizam mais de 40.000 cartões durante o primeiro semestre de 2023, para entender o perfil de gastos mais comuns entre empresas de diferentes perfis.

Entre as enterprises, grupo formado por empresas de grande porte, que costumam lidar com alto grau de complexidade e grande volume de transações, o gasto com viagens representa 31,16% do total das compras realizadas em cartões de crédito. Em seguida, as transações se dividem em software e hardware (15,19%), anúncios digitais (11,39%), comida (8,2%) e varejo (6,25%).

Já entre as startups, que são empresas caracterizadas por estarem em fase de crescimento acelerado e oferecerem serviços e produtos com alto potencial de escalabilidade, o gasto com viagem também representa a maior fatia das transações com cartões de crédito (38,15%), mas a segunda maior fonte de despesa são as compras no varejo (19,31%), seguido por software e hardware (14,40%), anúncios digitais (12,26%) e e-commerces (6,86%).

Os números revelam que, de forma geral, empresas de diferentes tamanhos têm investido na implementação de plataformas e recursos digitais para se tornarem mais competitivas e eficientes no uso do tempo e dos recursos humanos. No entanto, é comum que, nessa corrida, acabem deixando em segundo plano a preocupação com a eficiência financeira.

Um ponto de atenção são os gastos com software e hardware, que impactam as empresas dos dois perfis. É muito comum que haja duplicidade de assinaturas de softwares em uma mesma empresa, por exemplo, ou que se mantenha o pagamento de recursos que sequer estão sendo usados no momento. “Assim como em nossas casas, em que facilmente acabamos gastando mais do que planejamos em streamings e outras assinaturas, as empresas podem facilmente perder a noção de quanto estão pagando por softwares e plataformas, como Microsoft, Hubspot , SAP)”, explica Francisco Simon, country manager da Clara no Brasil.

“Por esses motivos é tão importante poder contar com uma plataforma como a Clara, que traz visibilidade e clareza sobre os gastos em tempo real, para que o time financeiro consiga perceber quais são os maiores gargalos e orientar novas diretrizes sempre que necessário. Afinal, gerir bem essas despesas que podem parecer pequenas é crucial para a manutenção de um fluxo de caixa saudável e garantia da rentabilidade da empresa no longo prazo”, reforça Simon.Para ele, o olhar atento a essas questões é o que permite a economia de dinheiro, eficiência na operação e a possibilidade de empresas fazerem mais gastando menos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *