Black Friday: parcial da sexta-feira mostra resultados positivos
Vendas registravam alta de 34% nas transações até 15 horas
As primeiras horas da Black Friday começaram mais aquecidas nesta sexta-feira (29). Segundo levantamento do Itaú Unibanco, houve alta de 34% nas vendas processadas entre meia noite e 15 horas desta sexta (29), na comparação com as mesmas horas da data comercial no ano passado. O dado considera as compras via Adquirência (Débito e Crédito) e via Pix QR Code, feitas tanto no e-commerce quanto presencialmente, nas maquininhas da Rede. As duas modalidades também registraram crescimento período, de 21% e 118% respectivamente.
Entre os segmentos de destaque, alimentação teve um aumento de 151%, seguido por educação (108%) e saúde (26%) na mesma base de comparação. Categoria de vestuários reverteu a queda registrada nas primeiras 8 horas e agora tem leve crescimento de 1%.
“O Pix ganha cada vez mais relevância, não só para transações pessoais, mas principalmente para o comércio. Tivemos muitos avanços no sentido de melhorar a experiência de empresas e clientes, o que se reflete nesse aumento expressivo do uso da modalidade na Black Friday; além da facilidade para o cliente, o Pix traz outras vantagens como uma opção segura e eficiente para recebimentos pelos lojistas”, afirma Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.
Dados da Linx
Os dados prévios desta Black Friday divulgados pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, também indicaram um início positivo para uma das principais datas do varejo no comércio digital.
Na manhã desta sexta-feira (29), as vendas no e-commerce já igualavam o faturamento de uma sexta-feira comum de novembro, mostrando o impacto da Black Friday no setor. Comparado ao dia anterior, os e-commerces atingiram 64% do faturamento total de quinta-feira (28) ao longo da madrugada e manhã desta sexta (29).
Além dos e-commerces, as vendas em marketplaces também se destacaram, representando 58% do faturamento total da mesma data promocional no ano passado. Com isso, o faturamento já é o mesmo registrado durante toda a quinta-feira (28), demonstrando a força das promoções para atrair consumidores logo nas primeiras horas do dia.
Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, os números reforçam que a Black Friday é uma das datas mais estratégicas para o varejo digital. “Os dados comprovam que consumidores estão cada vez mais atentos às ofertas, especialmente nos canais digitais, e que tanto marketplaces, quanto e-commerces, desempenham um papel crucial para o sucesso nas vendas. A expectativa é de que o varejo digital supere os resultados de 2023, consolidando mais uma vez a Black Friday como um marco de vendas no Brasil”, destaca.