Black Friday: parcial da sexta-feira mostra resultados positivos

Black Friday: parcial da sexta-feira mostra resultados positivos

Vendas registravam alta de 34% nas transações até 15 horas

As primeiras horas da Black Friday começaram mais aquecidas nesta sexta-feira (29). Segundo levantamento do Itaú Unibanco, houve alta de 34% nas vendas processadas entre meia noite e 15 horas desta sexta (29), na comparação com as mesmas horas da data comercial no ano passado. O dado considera as compras via Adquirência (Débito e Crédito) e via Pix QR Code, feitas tanto no e-commerce quanto presencialmente, nas maquininhas da Rede. As duas modalidades também registraram crescimento período, de 21% e 118% respectivamente

Entre os segmentos de destaque, alimentação teve um aumento de 151%, seguido por educação (108%) e saúde (26%) na mesma base de comparação. Categoria de vestuários reverteu a queda registrada nas primeiras 8 horas e agora tem leve crescimento de 1%.

“O Pix ganha cada vez mais relevância, não só para transações pessoais, mas principalmente para o comércio. Tivemos muitos avanços no sentido de melhorar a experiência de empresas e clientes, o que se reflete nesse aumento expressivo do uso da modalidade na Black Friday; além da facilidade para o cliente, o Pix traz outras vantagens como uma opção segura e eficiente para recebimentos pelos lojistas”, afirma Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco. 

Dados da Linx

Os dados prévios desta Black Friday divulgados pela Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, também indicaram um início positivo para uma das principais datas do varejo no comércio digital.

Na manhã desta sexta-feira (29), as vendas no e-commerce já igualavam o faturamento de uma sexta-feira comum de novembro, mostrando o impacto da Black Friday no setor. Comparado ao dia anterior, os e-commerces atingiram 64% do faturamento total de quinta-feira (28) ao longo da madrugada e manhã desta sexta (29).

Além dos e-commerces, as vendas em marketplaces também se destacaram, representando 58% do faturamento total da mesma data promocional no ano passado. Com isso, o faturamento já é o mesmo registrado durante toda a quinta-feira (28), demonstrando a força das promoções para atrair consumidores logo nas primeiras horas do dia.

Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, os números reforçam que a Black Friday é uma das datas mais estratégicas para o varejo digital. “Os dados comprovam que consumidores estão cada vez mais atentos às ofertas, especialmente nos canais digitais, e que tanto marketplaces, quanto e-commerces, desempenham um papel crucial para o sucesso nas vendas. A expectativa é de que o varejo digital supere os resultados de 2023, consolidando mais uma vez a Black Friday como um marco de vendas no Brasil”, destaca.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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