Estudo global apresenta os principais fatores que contribuem para incrementar as vendas

Estudo global apresenta os principais fatores que contribuem para incrementar as vendas

Os critérios escolhidos para o cliente não deixar a loja nos primeiros minutos são: Sorriso, Cumprimento, Boas-Vindas e Venda Adicional

Um estudo global lançado recentemente sobre Cliente Oculto aponta a importância de aproximar as marcas dos consumidores em todos os canais de contato. São avaliados três critérios: Sorriso, Cumprimento e Boas-Vindas e Vendas Adicionais por serem essenciais para começar uma venda e não deixar o cliente sair da loja nos primeiros minutos.

O principal ponto de destaque são as Vendas Adicionais que cresceram 10,7%. em relação ao ano anterior. Sorriso teve um ligeiro aumento de 1,8%, enquanto Cumprimento e boas-vindas teve uma pequena queda.

Sorriso transforma o ambiente em uma atmosfera agradável, promove conexões e ultrapassa barreiras como idioma e cultura. Ele influencia na satisfação do cliente e decisões de compra. Um rosto sorridente e amigável amplia a alegria do consumidor e o apelo pela marca.

Na média geral, muitos países do Norte Europeu que não eram tão “simpáticos” passaram a sorrir mais. Em compensação, os americanos que sempre se destacaram, tiveram queda nesse critério. A média geral é de 80%, o Brasil se destaca por seu 4° lugar, com 91%.

Cumprimento e Boas-vindas espontâneos e calorosos impulsionam vendas, constroem relacionamentos positivos com o cliente e cultivam a fidelidade e o engajamento dele. Os vendedores mais bem sucedidos entendem a importância da interação com os clientes. O Brasil está na média geral, com 82%, em 17° lugar.

Venda Adicional É a criação de valor ao atender as necessidades dos clientes e oferecer serviços personalizados. O sucesso da nova estratégia de negócios e o foco na demanda do cliente resultam em lealdade e satisfação. é um desafio global e sempre atual. Não praticar a venda adicional é perder venda dentro do canal de contato. O Brasil está em 2° lugar no ranking com 75%, enquanto a média geral é 49%.

Os segmentos que alavancaram o crescimento foram indústria automotiva, hospitalidade e lazer, saúde e beleza, financeiro e transporte (na Europa e nos EUA). Mesmo num mundo omnichannel, muitas empresas fazem a venda adicional pelo canal Internet. Exemplo: Você vai comprar creatina, pode levar creatina + colágeno com 10% de desconto. O setor automotivo é um exemplo a ser seguido no varejo físico: você pode escolher a cor do banco, mas se levar o que está disponível em estoque, ou seja, no automóvel que está na concessionária, tem desconto.

Ainda dentro de Venda Adicional, há a venda sugestiva, principalmente encontrada no caixa em produtos em exposição ou na sugestão do atendente: “Você vai fazer churrasco? Não quer levar o sal grosso também?”.

Stella Kochen Susskind, fundadora da SKS Customer Experience e da Buy & Test, e com mais de 30 anos de mercado, é pioneira na metodologia Cliente Oculto no Brasil e em abordagens inovadoras para compreender e melhorar a experiência dos clientes, comenta o bom desempenho do Brasil no estudo: “A performance do Brasil nas três categorias é cultural. O brasileiro é um povo amigo, aberto, tolerante. Com isso, as interações com os clientes são agradáveis, naturais e menos formais. Anteriormente, os treinamentos eram “importados” e não se encaixavam no dia a dia do país, então eram vistas como ensaiadas ou não naturais”.

Smiling Report é uma pesquisa realizada anualmente há 20 anos pela Mystery Shopping Professionals Association (MSPA), em português, Associação dos Fornecedores de Cliente Oculto, com mais de 450 empresas associadas em 69 países. Os associados enviam dados de mais de 20 milhões de avaliações sobre Cliente Oculto e a MSPA apresenta uma análise das principais métricas que contribuem para o sucesso no atendimento ao cliente e vendas: Sorriso, Cumprimento e Boas-Vindas e Vendas Adicionais.

Segundo Stella, que também é diretora de Novos Negócios da Bare Internacional, entender a expectativa do cliente é essencial para traçar a estratégia de negócio. “O Cliente Oculto apesar de ser uma metodologia com mais de 100 anos, é extremamente atual, se renovou e se mostra essencial em diversos segmentos. É possível identificar pontos de melhoria, otimização de processos e tendências de mercado. As empresas têm investido constantemente em pesquisas de Satisfação, Cliente Oculto, NPS, Imagem e com os resultados, estão utilizando-as para remuneração variável e bônus”. Os dados também são utilizados para medir o crescimento das vendas, aumento do ticket médio e fidelização dos clientes.

A executiva anuncia o lançamento da nova marca Shop & Test, mescla do pioneirismo de sua antiga marca – a Buy & Test – com uma atenção especial às novas necessidades do mercado, em especial às novas tecnologias. A marca nasce do desejo de modernização, sem deixar de lado suas origens.  Para a construção da identidade da marca, foi utilizado um ícone emblemático da Customer Experience: a sacola de compras. Desenhada pelo Estúdio de Design Claudio Novaes a partir de cores vivas, a marca mescla o vermelho e o laranja. O site da nova marca é www.shopandtest.com.br.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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