Varejo abraça novas tecnologia e promete se tornar uma plataforma de anúncios até 2030

Varejo abraça novas tecnologia e promete se tornar uma plataforma de anúncios até 2030

Investimentos em IA e retail media estão ajudando o setor a comprovar o potencial de ROI aos anunciantes

Segundo o Relatório Global de Tendências de Compradores Online 2024, da DHL, as vendas realizadas pelas redes sociais, o chamado social commerce, devem atingir a marca de US$8,5 trilhões até 2030. Dados como esse mostram que a transformação tecnológica se tornou essencial para as receitas do varejo, que promete se transformar na maior plataforma de anúncios do mercado nos próximos anos.

De acordo com Bruno Belardo, Vice-Presidente de Vendas da US Media, hub de soluções de mídia líder na América Latina, entrar no mundo digital representa uma grande oportunidade para os varejistas. “É um setor que tem um conhecimento profundo do comportamento dos consumidores e, se alinhá-lo a experiências publicitárias personalizadas com resultados comprovados, têm a chance de ser protagonista”, diz.

Novos investimentos

Atualmente, muitos varejistas têm investido em big data e na inteligência artificial (IA) para processar e segmentar dados dos clientes em tempo real, de forma que possam desenvolver campanhas publicitárias que atinjam o seu público-alvo. Além disso, existe um forte movimento no setor para incorporar novas ferramentas tecnológicas a processos que respeitem a privacidade dos consumidores, em conformidade com regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Belardo acrescenta que datas sazonais como a Black Friday também vêm motivando as empresas a investir em estratégias de mídia qualificadas e eficientes, já que possuem um potencial alto de volume de tráfego e transações. Um estudo realizado pela Wake e a Opinion Box comprovam esse cenário, revelando que o e-commerce é o canal preferido de 58,2% dos shoppers durante o período, com os marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%) vindo logo atrás.

“A Black Friday é uma época perfeita para mostrar aos anunciantes o Retorno Sobre o Investimento (ROI) que a publicidade digital pode ter para o varejo”, destaca o executivo. “Se os varejistas mensurarem resultados e rastrearem o funil completo de compras, do início ao fim, cada clique dos usuários poderá ser a origem de uma venda imediata”, completa.

Foco em retail media

A ascensão do varejo como uma plataforma de anúncios também está impulsionando a sua diversificação de canais publicitários, o que pode ser visto principalmente com o aquecimento do campo de retail media. A Omdia aponta que a estratégia em questão ajudou representantes mundiais do setor a alcançar US$123 bilhões em faturamento entre 2019 e 2023, número que deve aumentar para US$293 bilhões até 2029.

Belardo explica que o crescimento do formato se deve à sua capacidade de engajar consumidores de várias maneiras, seja em sites e apps ou em canais externos, como mídias Out-of-Home (OOH) e na TV Conectada (CTV). “Os varejistas estão percebendo que a integração entre o físico e o digital pode originar campanhas mais imersivas e disruptivas. O resultado dessas experiências? A ampliação do alcance, relevância e precisão das suas estratégias publicitárias”, conclui.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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