Festival de Curitiba: 3ª Rodada de Conexões começa nesta quinta

Festival de Curitiba: 3ª Rodada de Conexões começa nesta quinta

Conversa “olho no olho” visa gerar novos negócios da cultura no país e exterior

Começa nesta quinta-feira (03) a terceira edição da Rodada de Conexões, mais uma atividade promovida pelo Festival de Curitiba visando fomentar a economia criativa ao promover o encontro entre grupos/ companhias de teatros e mais de 30 programadores e curadores de diversas regiões do país, todos interessados em conhecer novos projetos. 

O evento, lançado em 2023, ocorrerá desta vez no edifício sede do Caixa Cultural, nos dias 3 e 4 de abril, das 10h às 13h. “Para a Caixa Cultural, sediar a Rodada de Conexões reforça a essência do espaço de ser a Casa do Festival. A Caixa apoia todas as etapas do fazer cultural e valoriza o diálogo entre os agentes promotores da cultura ao entender que essa troca contribui para movimentar o mercado e ampliar o acesso aos eventos e espetáculos”, Raquel Wagner Schulz, gerente da Caixa Cultural Curitiba.

A iniciativa reúne profissionais como programadores e curadores de todo o país, que participam do evento em busca de conhecer novos espetáculos e outras atrações para integrar a programação das entidades culturais e festivais que representam. A 3º edição do evento contará também com a presença de programadores/ curadores internacionais de Chicago (EUA) e de Córdoba (Argentina). Do outro lado, artistas, grupos e companhias de teatro pré-selecionados irão apresentar seu portfólio de ações e espetáculos.

O encontro entre os interessados ocorre a partir de um ‘match’ do cruzamento de informações de interesse previamente apresentadas, de ambas as partes. Então é marcada a conversa “olho no olho”. Nos dias do evento, os programadores e curadores também participam de visitas técnicas em companhias de teatro locais e acompanham a programação cultural da 33.ª edição do Festival de Curitiba.

“A Rodada de Conexões comprova o nosso conceito de que a Mostra Fringe é uma grande vitrine da produção independente do teatro brasileiro”, pontua Fabiula Passini, diretora do Festival. “É o momento em que verdadeiramente ocorre o intercâmbio entre profissionais da cultura para que apresentem trabalhos, projetos em cartaz, e torná-los conhecidos dentro e fora do Brasil”, explica.

Encontros e a geração de novos negócios

Sidnei Pereira, programador do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, esteve na Rodada em 2024 pela primeira vez. Ele destaca que o evento possibilitou um verdadeiro intercâmbio. “Foram muitas trocas profissionais em um ambiente mais que fértil para isso. Vi espetáculos que ainda não tinha conseguido assistir, visitei companhias locais, estive em encontros com outros programadores e curadores de várias partes do país. Participar da Rodada de Conexões é um luxo!”, brinca. 

O programador também conta que, na ocasião, conheceu o Coletivo Negra Palavra, também do Rio de Janeiro, que apresentou o premiado espetáculo ‘Gaymada’. “Conversa vai, conversa vem, vamos receber o novo espetáculo deles, Poesia do Samba, este ano. É isso, são trocas que frutificam.” Ele finaliza informando que, em 2025, os CCBBs em todo o país abrem edital de patrocínio, o que pode tornar as conversas ocorridas na Rodada ainda mais produtivas.

O diretor-geral do Festival de Teatro de Araçatuba – Festara, Caique Teruel, esteve na primeira edição do evento, em 2023, e explica que a Rodada possibilitou expandir seu olhar para outras regiões do país, conferindo a ele acesso à cidade, estados e lugares além do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. E, também, abriu novas  possibilidades de criação. “Pude encontrar espetáculos que muitas vezes não encontraria em uma pesquisa comum ou em outros festivais e mostras. Conheci vários grupos interessantes e estabeleci contatos que mantenho até hoje, pensando em futuras contratações”, explica.

Teruel acrescenta que a partir da Rodada contratou para o Festara (programação 2024) os espetáculos ‘Itan e Tal’ e ‘Baquetinha’, ambos do Grupo Baquetá, do Paraná.  Ele acrescenta que já está em negociação com outro grupo de Curitiba para contemplar a programação de 2025 do festival paulista.

Do Paraná, Eduardo Godoy, produtor do Festival Nacional de Teatro – Fenata, que acontece em Ponta Grossa-PR, conta que sua participação nas duas primeiras edições da Rodada de Conexões renderam bons encontros e a escolha de novas produções para o festival vizinho.

“A Rodada vai bem ao encontro de seu objetivo que é o de promover encontros e a geração de novos contatos e parcerias entre os profissionais da cultura. É uma grande teia que se tece a partir da capital paranaense e do país, aproveitando esse turbilhão de criações artísticas presentes no Festival de Curitiba, em um momento em que as pessoas estão super abertas a conhecer novos trabalhos”, encerra.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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