IBPT oferece aplicativo gratuito para ajudar população na declaração de IR 2025

IBPT oferece aplicativo gratuito para ajudar população na declaração de IR 2025

Por meio da ferramenta, brasileiros podem gerar um relatório apenas com as despesas que são efetivamente dedutíveis, de forma resumida para serem informadas na declaração

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) criou o aplicativo “Citizen Cidadão Contribuinte“, há alguns anos, com objetivo de ajudar os usuários que controlam suas finanças pessoais por meio da plataforma que auxilia também o contribuinte no controle de contas para o Imposto de Renda. As declarações já estão sendo recebidas pela Receita Federal e o prazo vai até o fim do mês de maio.

aplicativo do IBPT é gratuito e, por meio da ferramenta, os brasileiros podem gerar um relatório apenas com as despesas que são efetivamente dedutíveis no Imposto de Renda, de forma resumida para serem informadas na declaração. As contas dedutíveis, que foram cadastradas durante o ano referente, trazem a informação do profissional, seu CPF/CNPJ e a data. Com um simples relatório, todos os dados de gastos registrados aparecem, até mesmo os que foram esquecidos pelo usuário.

Durante este período da declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes brasileiros se veem na situação de depender da memória para lembrar de despesas dedutíveis, conforme explica o Gerente de Projetos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Alcyr de Castro Silva Neto. Essa prática, segundo ele, aumenta o risco de cair na “malha fina” devido à falta de precisão no levantamento dessas informações.

“A Receita Federal utiliza um sistema de cruzamento de dados para identificar inconsistências nos valores declarados pelos contribuintes, comparando informações de diferentes bases de dados. Um exemplo prático é a análise das despesas médicas: os profissionais de saúde enviam à Receita a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED), detalhando os serviços prestados, os valores e as datas de atendimento para cada CPF. Essa informação é automaticamente confrontada com a declaração do contribuinte, e qualquer divergência pode resultar em problemas”, explica Neto.

Ele ainda ilustra essa situação com o caso de uma contribuinte que, ao declarar suas despesas médicas, agrupou pagamentos a diversos profissionais (médicos, anestesistas, instrumentador e hospital) sem discriminar os valores por serviço. Ao enviar a declaração, a contribuinte foi imediatamente notificada sobre inconsistências, constatando posteriormente avisos da Receita Federal que apontavam diferenças entre os valores declarados por ela e os informados pelos próprios profissionais de saúde.

A ferramenta já teve, até o momento, 110 mil usuários que já fizeram download nos últimos anos e está disponível tanto para Android quanto para iOS, nas suas respectivas lojas de aplicativos.

Atenções

De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, até o último dia 24 de março, o órgão já recebeu 3.414.843 declarações de Imposto de Renda da Pessoa Física referente às contribuições dos brasileiros ao longo dos 12 meses do ano de 2024. É estimado que 46,2 milhões sejam entregues até o dia 30 de maio.

O presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, ressalta as mudanças com as declarações neste ano e, também, os cuidados para não cair na malha fina. Segundo ele, por meio das atualizações feitas pela Receita Federal, há o aumento da faixa de isenção para R$ 2.824,00 mensais, declaração pré-preenchida com mais dados disponíveis e, também, o uso do PIX para acelerar a restituição.

Para evitar cair na malha fina, é fundamental ter atenção a alguns cuidados importantes. Primeiramente, verifique se seus dados pessoais, como CPF, nome e informações bancárias, estão corretos. É essencial declarar todas as suas fontes de renda e informar corretamente os dependentes que se enquadram nas regras da Receita Federal. Ao incluir despesas dedutíveis, certifique-se de que sejam reais e guarde os comprovantes por cinco anos. Além disso, relacione seus bens de forma precisa e atualize seus valores conforme as normas permitidas. Por fim, não omita rendimentos isentos, como FGTS, heranças e lucros”, finaliza do executivo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *