Qual a maquininha ideal para o seu negócio?

Guia aponta soluções inteligentes para diferentes comércios
Para quem está à frente de um negócio, encontrar a melhor forma de receber pagamentos é uma decisão estratégica. Com consumidores cada vez mais exigentes e novas tecnologias surgindo o tempo todo, escolher a solução ideal impacta diretamente na gestão e no dia a dia do atendimento.. Diferentes tipos de negócios possuem necessidades distintas, e as tecnologias de pagamento evoluíram para oferecer opções que se adaptam a cada perfil de negócio, otimizando o fluxo de caixa e a experiência do cliente.
Pensando nisso, o Rubio Marçal, gerente de produtos da Ingenico, líder global em soluções de aceitação de pagamentos, montou um guia para que o comerciante saiba escolher a maquininha ideal para o seu negócio. “A escolha de um terminal de pagamento, deve levar em consideração as particularidades de cada comércio. Ao entender as características de cada modelo, o comerciante pode investir na tecnologia que melhor se adapta ao seu perfil, impulsionando a eficiência e a satisfação dos seus clientes”, pontua.
Integração e gestão avançada
Imagine um restaurante onde o garçom pode receber o pedido e o pagamento na mesa, consultando a disponibilidade de pratos e oferecendo promoções diretamente na maquininha. Ou uma loja de roupas que utiliza um aplicativo para verificar o estoque e cadastrar clientes em um programa de fidelidade no momento da venda. Quando o objetivo é ir além do simples recebimento de pagamentos e integrar o sistema a outras ferramentas de gestão, o ideal é contar com uma maquininha que ofereça alta capacidade de processamento, tela ampla para visualização de informações e aplicativos, além de bateria de longa duração para suportar o uso contínuo.
“Para lojas de varejo de médio e grande porte, como restaurantes, e negócios que desejam centralizar diversas operações em um único dispositivo, o ideal é usar uma maquininha que possua sistema inteligente, como a linha AXIUM DX8000, que possui um diferencial, possibilitando a instalação de aplicativos específicos para o segmento de atuação, como soluções de controle de estoque ou programas de fidelidade”, explica o especialista.
Negócios que levam a cobrança até o cliente
Esqueça a complexidade de boletos ou a insegurança do dinheiro em espécie. Se a natureza do seu negócio exige flexibilidade geográfica na hora de receber, a maquininha ideal é aquela que cabe na sua mão e garante a transação, não importa onde você esteja. Pense na praticidade de um técnico que finaliza um serviço na casa do cliente e recebe o pagamento ali mesmo, no cartão.
Ou na agilidade de um vendedor em uma feira livre que processa diversas vendas sem precisar se preocupar com troco. “Para comerciantes que atuam em movimento, como serviços de entrega, taxistas e vendedores externos, a maquininha portátil como o AXIUM DX4000 da Ingenico é a solução ideal, oferecendo segurança e praticidade para realizar vendas onde quer que o cliente esteja”, avalia.
Atendimento ágil no balcão
Em ambientes com grande fluxo de clientes, a rapidez e a facilidade de uso no momento do pagamento são importantes para otimizar a experiência de compra. A solução ideal para o checkout físico deve ser intuitiva tanto para quem opera quanto para quem paga, priorizando a acessibilidade e a agilidade para evitar filas e garantir a satisfação do consumidor.
Pense na praticidade de um equipamento com teclas bem definidas e um processo de pagamento descomplicado, especialmente em locais com alta rotatividade de clientes. “Para estabelecimentos como pequenos varejos, padarias e mercados de bairro que priorizam um checkout ágil e acessível, a maquininha portátil com foco em usabilidade como o AXIUM EX6000 é a solução ideal da Ingenico”, explica o especialista.
Prioridade no ponto de venda
Por fim, para negócios que demandam soluções de pagamento fixas, seguras e com alta velocidade de transação, como o varejo tradicional e a hotelaria, existem PIN pads compactos e robustos. Esses dispositivos se integram facilmente ao ambiente de checkout, oferecendo uma ampla área de leitura para diferentes formas de pagamento, incluindo as tecnologias sem contato.
A segurança é um ponto importante, com certificações de alto nível e recursos como detecção de remoção anormal e travas antifurto, garantindo a proteção das transações e dos dados dos clientes. Alguns modelos ainda integram câmeras para leitura de códigos QR, facilitando novas formas de pagamento e interação com o consumidor.
“Para esse tipo de estabelecimentos, o PIN pad compacto como o Lane/3600 da Ingenico, prioriza uma solução de pagamento fixa, segura e com alta velocidade, pois ele foi projetado para o uso intensivo no varejo”, observa.