Paraná é o terceiro estado com o maior número de mulheres em conselhos de administração

Paraná é o terceiro estado com o maior número de mulheres em conselhos de administração

Dados são da pesquisa “Women at the Top”, divulgada pelo Evermonte Institute

Produzido com o objetivo de traçar um panorama das diferenças estruturais entre os gêneros no acesso a cadeiras no board das companhias, o estudo Women at the Top, do Evermonte Institute, revelou que o Paraná é o terceiro estado com o maior número de mulheres em conselhos de administração no Brasil. Do total de perfis de conselheiras analisados pela pesquisa, 5,1% têm atuação em empresas com sede em cidades paranaenses – São Paulo ocupa a primeira colocação, com 61% de participação feminina em conselhos, seguido por Rio Grande do Sul (12,8%). Em quarto lugar está o Rio de Janeiro (4,1%) e, em quinto, Santa Catarina (3,1%).

Sócia do Evermonte Institute e coordenadora da pesquisa, Helena Schröer diz que os dados representam o avanço da diversidade nos conselhos. “A maior concentração de mulheres em São Paulo reflete um contexto corporativo mais exposto à pressão por boas práticas de governança, accountability e inclusão. Mas a presença em outros estados indica que existe uma importante trajetória de expansão fora do eixo principal”, ressalta.

De acordo com a pesquisa, a distribuição territorial também pode refletir o grau de amadurecimento das redes profissionais femininas nas diferentes regiões brasileiras, bem como o acesso a programas de formação, certificações e fóruns relevantes, que ainda se concentram em maior número nos grandes centros.
É o caso do Paraná: uma das entrevistadas pela pesquisa foi a presidente do capítulo IBGC no estado, Janete Anelli, que ressaltou a importância da representatividade para a ampliação do acesso de mulheres em espaços de governança corporativa.

“Desde que assumi a coordenação do IBGC no Paraná como a primeira mulher na posição, o número de mulheres no capítulo cresceu 150% em dois anos e meio. Esse movimento reflete o poder da representatividade. Acredito que quando uma mulher ocupa um espaço de liderança, ela abre caminho para que outras se sintam mais seguras, mais encorajadas a estar ali também”, afirmou Janete Anelli.

Women at the Top

A pesquisa Women at the Top contou com duas frentes de captação de dados: em uma abordagem quantitativa, analisou os perfis de 98 conselheiros (49 mulheres e 49 homens) atuantes no board de companhias de capital aberto ou organizações de grande porte no Brasil; já em um viés qualitativo, entrevistou oito conselheiras brasileiras – Alessandra Dabul (Gávea Angels e Ancham Paraná), Ana Paula Zamper (InterPlayers, Espaçolaser, Oficina Consultoria, IBEF-SP, Instituto SER+ e SAS Brasil), Andrea Mota Baril (Grupo Skala, Grupo CRM e Pravaler) Beatriz Amary Faccio (Arco Educação), Cecília Andreucci (Guararapes Painéis, Grupo Boticário e IBGC), Claudia Lacerda (CantuStore e Aliansce Sonae), Daniele Krassuski Fonseca (Futura S.P.A.) e Janete Anelli (IBGC e Petrobahia).

“Mesmo que a amostra quantitativa não represente de forma exaustiva a totalidade do mercado, a combinação entre a análise quantitativa, as entrevistas em profundidade e a correlação com estudos anteriores garante a confiabilidade dos resultados”, explica a coordenadora do estudo.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *