Como ser mais efetivo em entrevistas de emprego

Como ser mais efetivo em entrevistas de emprego
Young female candidate is interviewed by employer businesswoman

Consultor destaca atitudes práticas e mudanças de mentalidade que aumentam as chances de aprovação

Em um mercado cada vez mais competitivo, a entrevista de emprego pode ser decisiva. Para o especialista em gestão de pessoas e sócio da Ação Consultoria, Henrique Gomes, mais do que preparo técnico, o que diferencia um bom candidato é a combinação entre inteligência emocional e uma mudança de mentalidade.

“A entrevista não é uma prova para passar ou ser reprovado. É uma troca. Você busca uma vaga, e o recrutador, o profissional certo. Entender isso reduz a ansiedade e fortalece o candidato emocionalmente”, afirma Henrique.

Ele também alerta para o modo como muitos encaram o entrevistador — quase como um juiz. “O recrutador não está ali para julgar, mas para encontrar o perfil mais coerente com cultura desejada para a organização e para isso, realiza uma série de perguntas. Inclusive, o candidato também pode e deve perguntar, o que torna o processo mais transparente e fortalece o aprendizado.”

7 atitudes práticas para se destacar

  1. Pesquise sobre a empresa

Conheça a missão, os valores, a cultura e a liderança. Demonstre esse conhecimento durante a conversa.

  1. Atualize-se constantemente

Esteja por dentro da economia, política e tendências do seu setor. Isso demonstra visão crítica, interesse e aprendizagem contínua.

  1. Adapte sua apresentação pessoal

Vista-se com bom senso, respeitando o estilo da empresa. Lembre-se que sua postura também comunica.

  1. Seja natural e atento

Autenticidade gera conexão. Respire, observe e esteja presente.

  1. Use o método CAR (Contexto, Ação, Resultado)

Responda as perguntas, apresentando o contexto, suas ações e os resultados obtidos. Essa estrutura ajuda a apresentar experiências de forma clara e objetiva.

  1. Revise suas redes sociais

O comportamento digital conta. Cuide da sua imagem online.

  1. Treine com antecedência

Pense a respeito das respostas para perguntas frequentes com antecedência. Isso traz mais clareza e confiança. 

Cada entrevista é uma oportunidade

“Mais importante do que decorar respostas é refletir sobre sua trajetória, entender o que você tem a oferecer e se comunicar com verdade. Aproveite cada entrevista para aprender e crescer.”

“Com preparo, autenticidade e desenvolvimento contínuo, o sucesso deixa de ser uma questão de sorte e passa a ser consequência,” finaliza Henrique.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *