Fórum de Eficiência Energética vai debater soluções para indústria

Fórum de Eficiência Energética vai debater soluções para indústria

Evento em Curitiba está com inscrições abertas e vai reunir especialistas e empresas em torno de soluções para modernização industrial

Faltando menos de um mês para o início da edição 2025 do Fórum Eficiência Energética, o setor industrial brasileiro se prepara para discutir um dos temas mais estratégicos da atualidade: como alinhar competitividade, sustentabilidade e redução de custos por meio do uso inteligente da energia. O evento acontece nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções da Fiep, em Curitiba (PR), como parte da programação da Conferência Internacional Smart Energy, promovida pelo Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná).

A expectativa dos organizadores é reunir representantes da indústria, academia, governo e empresas de tecnologia para um diálogo direto sobre o papel da eficiência energética no futuro da matriz elétrica brasileira. Afinal, com o avanço das regulamentações ambientais e a pressão crescente por metas de descarbonização, a eficiência energética deixa de ser uma recomendação técnica para se consolidar como um imperativo estratégico.
Nesse sentido, o fórum pretende abordar soluções tecnológicas emergentes, como sistemas de automação, melhorias industriais e inteligência artificial, bem como políticas públicas e incentivos que viabilizam projetos em escala.

Para Victor Moraes, engenheiro na Eletron Energia, a realização do evento contribui para acelerar a adoção de soluções práticas no setor produtivo. “O Fórum é uma oportunidade valiosa para ampliar o diálogo entre quem pensa, regula, implementa e financia projetos de eficiência energética. É assim que conseguimos transformar boas ideias em resultados concretos para as empresas e para o país”, afirma Victor. Segundo ele, a consolidação do Programa de Eficiência Energética como política permanente, aliada ao avanço tecnológico, abre uma nova fase para o setor.

Programação

A programação do Fórum Eficiência Energética será aberta por Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com palestra sobre o Plano Quinquenal e os rumos da sustentabilidade no setor elétrico.

Além disso, ao longo dos dois dias de evento, especialistas do setor produtivo e técnico apresentarão experiências práticas de sucesso na modernização de processos industriais. Entre os destaques está a importância da eficiência energética como caminho para reduzir desperdícios, garantir competitividade e atender às exigências regulatórias.

Inscrições

Os interessados podem fazer inscrição Fórum Eficiência Energética pelo site: https://www.forumeficiencia.com.br/

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *