Organize suas finanças para um fim de ano mais tranquilo

Organize suas finanças para um fim de ano mais tranquilo

Educador financeiro do Sicoob dá dicas de como reverter o cenário de dívidas e começar 2026 com mais sossego

Conforme o fim do ano se aproxima, as contas continuam se acumulando. Tenha calma. Ainda é possível organizar sua vida financeira para celebrar as festas com mais tranquilidade, além de já iniciar o planejamento para quitar as contas que chegam no início de 2026.

Com um planejamento estratégico, é possível reverter o cenário de dívidas e começar a construir um futuro mais próspero. Segundo o educador financeiro do Sicoob Eduardo Trigueiro, a chave para essa virada está em colocar no papel, ou em uma planilha – para quem organiza a vida financeira de maneira digital, os gastos e as receitas que ainda virão. Não importa o tamanho do desafio, o primeiro passo é sempre o mais importante. E ele começa com a organização.

“Categorize os gastos em essenciais, aqueles indispensáveis para a sobrevivência e bem-estar básico, e gastos não-essenciais, também chamados de gastos supérfluos ou desnecessários, são aqueles que não são cruciais para a sobrevivência ou manutenção da qualidade de vida. Essa clareza é fundamental para identificar onde você pode economizar”, orienta Trigueiro.

A partir disso, é possível ter um panorama geral sobre como está sua vida financeira. Com essa organização, é hora de listar o dinheiro que ainda vai entrar – férias, salários, freelas, enfim. “Com esse comparativo, o ideal é que a pessoa comece a negociar dívidas com credores, ajustando pagamentos dentro das suas possibilidades, além de reservar parte dessas receitas para uma emergência ou realização de sonho”.

O 13º salário como seu principal aliado

Muitas pessoas veem o 13º salário como uma renda extra para gastar no final do ano, mas ele pode ser um aliado estratégico para a sua saúde financeira. Eduardo ressalta que é importante lembrar que o 13º não é uma renda extra; ele é um valor previsível que os trabalhadores CLT recebem todos os anos. “Considerar este valor em seu planejamento financeiro anual diminui as chances de gastá-lo em compras desnecessárias ou de entrar no hábito de gastar mais nos meses anteriores, sabendo que o 13º chegará para ‘ajustar as contas'”, aponta o educador financeiro. Segundo ele, a primeira parcela, que será paga em novembro na maioria dos casos, pode ser a oportunidade ideal para quitar aquela dívida menor ou para fazer uma boa amortização em uma dívida maior.

Usar esse dinheiro para se livrar de pendências ou construir uma reserva é uma decisão que trará segurança e controle para o orçamento. Embora seja uma ótima ferramenta para quitar dívidas, com uma organização financeira contínua, em oportunidades futuras, este valor poderá ser destinado para objetivos mais ambiciosos, como uma viagem, a entrada para a compra de um veículo ou para compor a sua reserva de emergência.

“Com disciplina e foco, o que hoje pode parecer uma situação sem saída pode se transformar em um ponto de virada. A tranquilidade de ter as contas em dia e de ter um fundo de reserva para imprevistos é um dos maiores benefícios do planejamento financeiro”, ressalta o educador financeiro.

Mas, se você não tem dívidas, então pode começar a pensar em construir patrimônio. “Para esse público que já conseguiu tirar o pé do endividamento e da inadimplência, indicamos que pense também no futuro, especialmente realizando investimentos até mesmo de longo prazo para uma aposentadoria mais tranquila, por exemplo”, complementa o especialista.

Quer ajuda para começar?

O Sicoob oferece soluções de educação financeira gratuitas e acessíveis para quem precisa de orientação para organizar suas finanças:

Se Liga Finanças ON: Uma plataforma de cursos online com foco em finanças pessoais e para Microempreendedor Individual (MEI). Permite aprender e interagir com outros usuários, e, ao concluir, o participante recebe um certificado.

Clínicas Financeiras Virtuais: Uma plataforma de consultoria financeira gratuita, individual e online. Nela, você agenda um horário para conversar com orientadores financeiros que podem tirar suas dúvidas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *