Setor comercial ganha força no Paraná com aumento recorde de vagas de emprego

Setor comercial ganha força no Paraná com aumento recorde de vagas de emprego
Paulo Nauiack.

Com mais de 25 mil vagas abertas no estado, Core‑PR reforça importância da atuação legalizada e capacitada no setor de vendas

Com o Paraná registrando mais de 25 mil vagas abertas nas Agências do Trabalhador — o maior número do ano — o cenário atual confirma o aquecimento dos setores de comércio, indústria e serviços. Para o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core‑PR), a presença de vagas para representantes comerciais e profissionais de vendas reforça a importância dessas funções para a retomada econômica e a geração de negócios no estado.

“Estamos diante de um momento propício para quem atua ou deseja ingressar na área comercial. O aumento das vagas para vendedores e representantes mostra que o mercado precisa desses profissionais para sustentar o crescimento de setores-chave como indústria e varejo”, afirma Paulo Nauiack, diretor-presidente do Core‑PR.

De acordo com dados da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, o estado concentra oportunidades distribuídas por diversas regiões, com destaque para funções diretamente ligadas à área de vendas — como vendedor interno, vendedor externo e representante comercial — em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.

Esse avanço acompanha o desempenho positivo do comércio varejista estadual, que apresentou crescimento de 3,8% no volume de vendas no primeiro bimestre de 2025, superando a média nacional. O setor também alcançou aumento de 7,8% no faturamento no mesmo período.

“Em um cenário em que o varejo e a indústria aceleram, os representantes comerciais são o elo entre quem produz e quem consome. O momento de crescimento reforça o valor do profissional legalmente registrado, preparado e alinhado com as necessidades das empresas e da comunidade”, complementa Paulo Nauiack.

A formalização profissional, por meio do registro junto ao CORE‑PR, garante respaldo legal, segurança contratual e melhores condições de atuação. O Conselho também destaca a importância da qualificação constante para acompanhar as transformações do mercado e atender com excelência às demandas de diferentes setores.

Profissionais interessados em representar empresas nos segmentos industrial e varejista encontram, neste momento, uma oportunidade concreta de ingresso e consolidação na carreira. O Core‑PR reforça que a regularização é um passo essencial para ampliar a credibilidade, acessar novos mercados e atuar com conformidade.

“Que essa onda de oportunidades desperte o interesse de quem quer crescer na representação comercial — e que cada vaga gere não só trabalho, mas também conexão e desenvolvimento econômico para o Paraná”, conclui Paulo Nauiack.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *