Confira 3 formas de usar a IA para alavancar as vendas da sua empresa

Confira 3 formas de usar a IA para alavancar as vendas da sua empresa

Especialista indica o caminho para delegar e confiar cada vez mais na IA em processos comerciais

Gestores de vendas e profissionais da área comercial demandam ferramentas de captação que otimizem seus processos. Assim como em tantos outros setores, a inteligência artificial chegou para transformar a forma como as empresas geram novos leads — deixando de ser uma aposta do futuro para se tornar um diferencial competitivo. Para extrair o melhor dessa tecnologia, é recomendável começar de forma gradual, testar, medir os resultados, construir confiança e analisar onde a IA pode gerar maior retorno sobre o investimento. Dados de 2023 da Ebit/Nielsen registram que empresas que utilizam a tecnologia possuem, em média, um crescimento de 15% nas vendas e aumento de 10% na satisfação do cliente

Os impactos também são significativos na segmentação e no enriquecimento de dados. Para Lorenzo Casoria, Head de Vendas Globais na Blip, enxergar a IA como um colaborador faz toda a diferença, uma vez que ela pode ser utilizada tanto como recurso quanto como agente autônomo. “A inteligência artificial permite personalizar conteúdos e abordagens de forma proativa e reativa, adaptando-se às mudanças de interesse e comportamento de maneira mais eficaz. Ao analisar o contexto de cada cliente, a IA pode atuar como um filtro inteligente na qualificação de leads, ajudando a entender necessidades, sugerir abordagens e aprimorar processos internos. Hoje, temos um caminho muito promissor para a área de vendas, mas o potencial ainda é pouco explorado pelos negócios”, aponta o especialista.

A fim de mostrar caminhos práticos para obter resultados concretos, o profissional elenca 3 formas de usar a IA para alavancar as vendas, automatizar processos e gerar insights assertivos. Confira:

  • Hiper Personalização em escala

Na era da economia da atenção, em que cada prospect é bombardeado diariamente por e-mails, ligações e anúncios, a hiper personalização deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Segundo o relatório CX Trends 2025, 68% dos consumidores afirmam que uma experiência personalizada tem impacto direto na decisão de compra de um produto. Não à toa, canais conversacionais como o WhatsApp fazem tanto sucesso no Brasil. A combinação desse canal com inteligência artificial permite acessar o histórico de comportamento do cliente para personalizar os contatos e criar uma relação mais próxima no atendimento, fator que pode se traduzir em mais vendas e fidelização.

Empresas podem implementar um “contato inteligente” para responder dúvidas, enviar materiais e captar informações básicas de forma autônoma, garantindo que o SDR (Sales Development Representative) atue apenas quando necessário — otimizando tempo e recursos. É importante destacar que, mesmo em interações automatizadas, o consentimento e a transparência são indispensáveis. Seguir as boas práticas da LGPD e assegurar uma base legal para os envios é essencial para oferecer uma experiência positiva ao prospect.

  • Gerar experiências criativas 

Muito se discute sobre o papel da inteligência artificial no campo criativo e sobre os limites dessa atuação. No entanto, ainda se reflete pouco sobre a combinação desses dois conceitos em diferentes mercados. Na área de vendas, por exemplo, unir criatividade e IA pode resultar em campanhas e experiências mais atrativas ao longo do processo de compra. É uma maneira eficaz de se destacar em meio a tantas interações, aumentando o engajamento, fortalecendo o relacionamento com o cliente e impulsionando as vendas.

“Um exemplo é o da Coca-Cola, que usou IA para criar uma campanha de ‘áudios mágicos’ no WhatsApp, realizado pela Blip. O intuito da campanha era de premiar aqueles que conseguissem replicar, por meio das ondas sonoras de um áudio no WhatsApp, o formato/silhueta da garrafa de Coca-Cola. A ação gerou altíssimo engajamento e branding, com usuários enviando milhões de áudios em poucas semanas O sucesso da campanha mostra como a IA pode ser aplicada de forma criativa, proporcionando interações únicas, captando dados de forma consentida e fortalecendo o vínculo emocional com o público”, compartilha Lorenzo.

Para que esse tipo de iniciativa funcione, é fundamental contar com dados de qualidade, plataformas capazes de gerenciar fluxos conversacionais e uma equipe preparada para monitorar os resultados em tempo real. Quando a tecnologia se alia a uma boa estratégia de entretenimento, a marca se aproxima ainda mais dos consumidores e se destaca em um cenário altamente competitivo em que hiperpersonalização dita as regras do jogo.

  • Integrar tecnologias no atendimento 

Com o uso de diversos canais de comunicação, a integração torna-se mais do que necessária. Oferecer um atendimento 24/7, eficaz e independente do meio escolhido pelo cliente para se comunicar, é a chave para toda empresa que deseja se destacar. Os benefícios incluem padronização do atendimento, agilidade, acompanhamento do histórico de solicitações e facilidade na troca de informações.

Assim como o WhatsApp, a IA generativa nasce conversacional. Por isso a combinação dessas duas ferramentas cria uma experiência fluida para os consumidores, que podem interagir como e quando quiserem. Isso permite coletar informações relevantes, resultando em um atendimento único, mais próximo e valioso para a conversão de novos clientes.

Ajustar o processo de vendas a uma mentalidade conversacional, unindo experiência e tecnologia é fundamental para a automatização de processos. Isso permite personalizar, escalar e impulsionar vendas, além de fidelizar seu público e aumentar o ROI da empresa.  A tecnologia automatiza processos operacionais, mas a sensibilidade humana continua essencial para negociações, rapport e situações que exigem empatia e improviso.

Outro ponto de atenção é o impacto da IA na curva de aprendizado dos profissionais. Antes, um SDR sem experiência levava mais tempo para compreender o mercado e as principais objeções. Agora, a IA funciona como uma espécie de “mentor”, oferecendo insights valiosos, como os famosos “copilots”, acelerando o desenvolvimento de competências.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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