Indústrias com 100 ou mais empregados investem 0,70% da receita líquida em P&D

Indústrias com 100 ou mais empregados investem 0,70% da receita líquida em P&D

Os maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento foram nos setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (12) um indicador sobre o esforço inovativo das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas das indústrias extrativas e de transformação, relativo a 2023. O indicador Dispêndios internos em Pesquisa e Desenvolvimento Empresarial em relação à Receita, que mescla dados da Pesquisa Industrial Anual – PIA EMPRESA e da PINTEC Semestral 2023: Indicadores básicos, é uma pesquisa do IBGE realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A divulgação pelo segundo ano consecutivo desse importante indicador de intensidade de gastos em P&D pelas médias e grandes empresas industriais permitirá ajustes nas políticas públicas e estratégias empresariais, de forma a fortalecer o sistema estatístico nacional de ciência, tecnologia e inovação”, declarou Fernanda Vilhena, gerente de Análise Estrutural e Temática do IBGE.

O indicador aponta que, em 2023, as empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,70% de sua receita liquida de vendas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), somando R$ 38,3 bilhões. Em 2022, esse indicador foi de 0,65% e R$ 36,9 bilhões.

Destaques por setor

Os destaques setoriais, com taxa acima da média da indústria total, foram: Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (4,06%), Fabricação de outros equipamentos de transporte (2,46%), Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,71%), Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,31%), Fabricação de produtos diversos (0,91%), Fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,90%), Fabricação de artigos de borracha e plástico (0,81%), Fabricação de máquinas e equipamentos (0,72%) e Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados (0,69%).

Já na outra ponta, Fabricação de bebidas (0,06%), Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (0,11%) e Fabricação de produtos alimentícios (0,19%) foram os que tiveram a menor proporção desses dispêndios em relação à RLV.

Em 2023, as empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,74% da receita líquida de vendas em P&D interno. Já as empresas de 100 a 249 pessoas ocupadas e de 250 a 499, implementaram menor esforço para inovar, 0,54% e 0,52%, respectivamente.

O indicador de investimento em P&D é obtido pela razão entre os dispêndios em Pesquisa e Desenvolvimento internos e a receita apurada pelas empresas. Os dados de receita referem-se à receita líquida de vendas obtida na PIA-Empresa.

Pesquisa

Pesquisa de Inovação – PINTEC, teve início em 2000, com resultados nacionais para o triênio 1998-2000, seguindo as diretrizes estabelecidas no Manual de Oslo, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development – OECD), com vistas à comparabilidade internacional de suas informações. A PINTEC fornece informações para a construção de indicadores setoriais, regionais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados.

A partir do ano de 2021, iniciou-se a realização de uma nova pesquisa, derivada da PINTEC, porém com amostra, forma de coleta e conteúdo distintos. Esse levantamento, Pesquisa de Inovação Semestral – PINTEC Semestral, fruto de parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tem o objetivo de fornecer indicadores de inovação e temas correlatos, de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional. A PINTEC Semestral fornece informações para a construção de indicadores setoriais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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