Mercado Livre anuncia dados inéditos de impacto econômico no país

Mercado Livre anuncia dados inéditos de impacto econômico no país

5,8 milhões de empreendedores e PMEs do Mercado Livre movimentaram volume comparável a 3,2% do PIB brasileiro

O Mercado Livre, líder em e-commerce e serviços financeiros na América Latina, anuncia no Mercado Livre Experience uma série de novidades que combinam impacto socioeconômico, tecnologia de ponta e avanço logístico. Entre os destaques está o anúncio de dados inéditos com o novo Relatório de Impacto “O Melhor do Brasil”.

O Relatório de Impacto “O Melhor do Brasil” foi desenvolvido em parceria com a Euromonitor International. A pesquisa foi elaborada com base em mais de 7.700 entrevistas com PMEs e empreendedores ativos no marketplace e no Mercado Pago, além de considerar a análise de dados internos da companhia e entrevistas qualitativas com agentes da cadeia logística, como operadores de última milha e de centros de distribuição da companhia.

Com dados consolidados de 2024, o relatório revela que 5,8 milhões de negócios utilizaram o ecossistema da companhia no país, movimentando R$381 bilhões — valor equivalente a 3,2% do PIB brasileiro. Para 59% das PMEs da plataforma, as vendas no Mercado Livre representam sua principal fonte de renda, e juntas, essas empresas geraram mais de 111 mil empregos no último ano, o que equivale a 20 novas vagas por hora em 2024.

A força do ecossistema também está na integração das diferentes cadeias de negócios. Além do marketplace e da logística própria, o Mercado Pago vem se consolidando como motor de crescimento para pequenas empresas: 60,5% das PMEs que adotaram o banco digital em 2024 relataram aumento nas vendas. Hoje, 3 em cada 5 PMEs da plataforma usam o Mercado Pago como seu principal meio de recebimento.

“O relatório evidencia como o Mercado Livre vem cumprindo sua missão de democratizar o acesso ao comércio e aos serviços financeiros, encurtar distâncias e ampliar oportunidades. Mais do que números, os dados refletem histórias reais de transformação vividas por milhões de brasileiros que empreendem e crescem junto com a plataforma. Esse Brasil empreendedor está no coração do nosso ecossistema, gerando desenvolvimento e crescimento. Afinal, o que nos move é isso: entregar todos os dias “o melhor do Brasil”, dentro e fora da nossa plataforma”, afirmou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.

O relatório completo está disponível neste link.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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