Sustentabilidade se consolida como critério de compra no setor de artigos para casa

Sustentabilidade se consolida como critério de compra no setor de artigos para casa

Pesquisa revela que responsabilidade sócio-ambiental influencia escolhas de milhões de consumidores brasileiros

O consumidor brasileiro está mais consciente e exigente. Pesquisa inédita da ABCasa, Associação Brasileira que representa o setor de artigos para casa nos segmentos de decoração, presentes e papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, em parceria com o IEMI (Inteligência de Mercado), mostra que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e já se consolidou como fator decisivo na jornada de compra.

O levantamento aponta que 14% dos consumidores escolhem uma marca necessariamente por ser ecologicamente correta, enquanto 16% destacam como atributo positivo na última compra.

Consciência cresce ao lado de qualidade e preço

Embora qualidade (50%), durabilidade (35%) e preço acessível (32%) sigam entre os atributos mais relevantes, os dados apontam que práticas socioambientais já ocupam um lugar importante na decisão de compra. Em um setor que movimentou R$ 102 bilhões em 2024, esse fator amplia as oportunidades para empresas que atuam de forma transparente e responsável.

“O consumidor brasileiro está cada vez mais atento e informado. Se antes qualidade e preço dominavam a escolha, hoje vemos crescer a importância da responsabilidade socioambiental. Esse movimento reflete uma sociedade conectada com valores de longo prazo e o setor precisa estar preparado para responder a essa expectativa”, afirma Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

Rejeição a práticas nocivas amplia a pauta ESG

O estudo reforça que a consciência do consumidor não se limita ao meio ambiente. Práticas trabalhistas e sociais são relevantes: 22% rejeitam marcas que não respeitam o meio ambiente e 26% rejeitam marcas ligadas a condições de trabalho degradantes.

“Para o setor, marcas que investem na importância de alinhar comunicação, governança e responsabilidade social em toda a cadeia produtiva, têm maior potencial de construir relacionamentos sólidos”, completa Cincinato.

De valor aspiracional a prática concreta

A pesquisa revela que a sustentabilidade deixou de ser apenas um valor aspiracional e já se traduz de forma consistente no comportamento de compra. A consciência socioambiental aparece lado a lado com critérios tradicionais, como qualidade e preço, e reforça que o consumidor valoriza marcas que se posicionam de maneira clara e coerente. O desafio para as empresas é transformar responsabilidade em ações concretas, visíveis e percebidas, criando uma conexão que vá além da transação comercial.

“Este é o momento para as marcas investirem em inovação, produtos sustentáveis e comunicação clara. A pesquisa evidencia que sustentabilidade não é mais apenas um diferencial, mas uma condição crescente para conquistar e manter a preferência dos consumidores”, conclui Cincinato.

Crédito da foto: Freepik

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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