Vapza fortalece cultura organizacional para sustentar expansão e competitividade global

Vapza fortalece cultura organizacional para sustentar expansão e competitividade global

Com apoio da DHEO Consultoria, a empresa estrutura princípios e práticas para garantir eficiência, engajamento e competitividade

Pesquisa global da PwC aponta que 76% dos executivos brasileiros consideram a cultura organizacional prioridade para atrair e engajar talentos, além de impulsionar inciativas de mudanças bem-sucedidas a longo prazo.  Atenta a esse cenário, a Vapza, referência nacional em alimentos embalados a vácuo e cozidos a vapor, decidiu transformar sua cultura em ativo estratégico.

Os objetivos são claros: sustentar um ciclo de crescimento acelerado, expandir mercados, garantir alinhamento e consistência dos colaboradores e atingir as metas ambiciosas até 2030. O projeto foi conduzido pela DHEO Consultoria, responsável por desenhar e implementar uma “Cultura Alvo” que traduz, em princípios e comportamentos observáveis, o DNA da empresa.

Cultura forte

Enrico Milani.

Para Enrico Milani, CEO da Vapza, o desafio era conciliar a essência de proximidade que sempre caracterizou a companhia com processos mais claros e estruturados. “Nossa cultura sempre foi próxima, colaborativa e forte, mas também informal. Estruturá-la é essencial para garantir eficiência e engajamento em um momento de crescimento, preservando nossa identidade, mas com processos mais claros e sustentáveis”, explica.

“Com o apoio do trabalho da DHEO, mais clareza, alinhamento e organização nas rotinas e na comunicação já são perceptíveis, e as lideranças estão mais conscientes de seu papel na formação da cultura, trazendo maior previsibilidade e foco nas prioridades”, completa.

Harmonia organizacional

Adeildo Nascimento, CEO da DHEO Consultoria, explica que o processo de transformação cultural teve início a partir de um diagnóstico cuidadoso da percepção dos colaboradores. “O direcionamento estratégico precisa, sim, vir de cima para baixo. Ouvimos os colaboradores para compreender o ambiente existente, mas a definição do modelo desejado precisa partir da liderança. Uma cultura forte e sólida nasce da visão do dono do negócio. Nosso papel foi criar ferramentas, capacitar lideranças e integrar percepções, garantindo que a adesão acontecesse de forma orgânica e consistente”.

No caso da Vapza, acrescenta Adeildo, essa clareza cultural é essencial para manter o padrão de qualidade e, ao mesmo tempo, fomentar o crescimento da empresa. “Criamos espaços seguros para conversas francas, mostramos a conexão entre as mudanças e os benefícios para o dia a dia de cada um, e valorizamos conquistas rápidas (quick wins) para gerar confiança”, descreve.

Os números confirmam a relevância dessa aposta, empresas com cultura forte são mais propensas a aumentar a receita anual. A Harvard Business Review aponta que colaboradores engajados são 87% menos propensos a deixarem a organização. No Brasil, dados do IBGE indicam que negócios com cultura positiva reduzem a rotatividade em até 30%.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *