Black Friday: alimentos, bebidas, higiene e beleza ganham protagonismo nas ofertas

Black Friday: alimentos, bebidas, higiene e beleza ganham protagonismo nas ofertas

Segmento de Hipermercado lidera com 36% das ofertas, seguido por Supermercados (34%) e pelo Atacarejo (30%)

De 2023 para 2024, o volume de ofertas de tabloides e redes sociais de Black Friday cresceu 123%, e a edição deste ano promete ser ainda mais histórica, como aponta a Shopping Brasil (https://w0.shoppingbrasil.com.br/), empresa líder em pesquisa de ofertas no país, que monitora diariamente os principais varejistas nacionais e regionais a partir de anúncios veiculados em mídias sociais, campanhas em TV e encartes físicos e digitais. A data, mais próxima de dezembro, deve estender o ciclo promocional, já que a Cyber Monday, assim como em 2024, também acontecerá no mês seguinte, ampliando a relevância das ofertas no calendário do consumo.

Se antes a Black Friday era quase sinônimo de eletrônicos, agora quem rouba a cena são os bens de consumo de giro rápido (FMCG). Categorias como alimentos, bebidas, higiene e beleza passam a ditar as regras e mostrar que a sazonalidade foi além da compra de grandes itens: ela faz parte da rotina do brasileiro.

Canais em disputa

De acordo com levantamento da Shopping Brasil, o segmento de Hipermercado lidera com 36% das ofertas, seguido por Supermercados (34%) e pelo Atacarejo (30%). O Carrefour segue como líder absoluto, com 31% do Ads Share em 2024, ganhando 12 pp comparado com o período anterior. Mas a força do atacarejo é evidente: atrás do Carrefour, o segundo, terceiro e quarto lugares no ranking de quem mais ofertou na Black Friday são bandeiras desse canal.

Categorias em evidência

Bebidas são as protagonistas, representando de 60% a 70% dos Top 10 itens mais ofertados, principalmente destilados e energéticos. Em mercearia, os destaques ficam com biscoitos, chocolates e salgadinhos, indulgências de baixo desembolso que traduzem o “pequeno prazer acessível”.

O segmento de Higiene e Beleza ganhou 3% em 2024 se comparado a 2023, puxado por cuidado infantil e higiene bucal. Nos perecíveis, frutas, legumes, verduras e margarinas aparecem com força e em limpeza, itens como fraldas, sabonetes e produtos para lavar roupa e louça têm alta presença.

Já os eletrônicos e bazar, segundo a Shopping Brasil, continuam relevantes, mas dividindo espaço: air fryers, celulares, impressoras e até panelas de pressão seguem como ícones da sazonalidade.

O poder da sexta-feira

O levantamento da Shopping Brasil aponta que 82% das ofertas com apelo Black Friday ainda estão concentradas em novembro, apesar de alguns “spoilers” ao longo do ano. Às sextas-feiras concentram 44% das ofertas de novembro de 2024, contra 28% em 2023.

As mecânicas promocionais ficaram mais sofisticadas: descontos exclusivos para clientes fidelidade das bandeiras permeiam 46% das ofertas com algum tipo de mecânica. Houve também crescimento das ofertas do tipo “compre a primeira, ganhe desconto na segunda/unidade seguinte” — modelo que subiu 4% em um ano.

Comportamento do consumidor

Da despensa ao Dry January, a Black Friday também é reflexo do que move o brasileiro hoje: presentes de Natal são cada vez mais antecipados para novembro, aproveitando os descontos mais agressivos; o Dry January (movimento de consumo consciente de álcool) já aparece no sortimento: algumas bandeiras lançaram materiais exclusivos da Black Friday com bebidas sem álcool. O shopper aproveita a sazonalidade para abastecer a despensa, planejar gastos e gerenciar o orçamento familiar.

“As ofertas deixaram de ser exceções táticas e se tornaram parte central da estratégia de varejistas e indústrias. Na Black Friday, isso fica ainda mais claro: categorias como fraldas, chocolates e cápsulas de café dividem espaço com destilados e produtos de limpeza, conquistando um consumidor que busca conveniência e preço”, afirma Renata González, sócia e diretora comercial da Shopping Brasil.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Um comentário em “Black Friday: alimentos, bebidas, higiene e beleza ganham protagonismo nas ofertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *