Com a alta na inadimplência, campanhas de negociação de dívida são solução para o mercado de crédito

Com a alta na inadimplência, campanhas de negociação de dívida são solução para o mercado de crédito

Mais de 30% das famílias brasileiras estão inadimplentes

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a inadimplência no Brasil atingiu o mais alto nível histórico em setembro de 2025, afetando 30,5% das famílias brasileiras. Entretanto, campanhas de renegociação de dívidas têm sido uma solução viável para estimular a adimplência e ajudar clientes a reconquistar o poder de compra. No mesmo mês de setembro, a DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, participou de iniciativas como essa que levaram a mais de 2 milhões de acordos, acima do mês anterior.

A empresa foi uma das instituições financeiras a participarem do Mutirão Procon Zera Dívidas 2025, em Fortaleza (CE) – cidade onde inaugurou seu mais novo escritório – e ainda promoveu a própria campanha de negociação durante a Semana do Cliente. Por meio dos dois eventos, a empresa teve uma maior proximidade com os clientes e pôde, de forma individualizada, encontrar soluções para o enfrentamento da inadimplência.

A DM, oferece crédito para uma parcela ampla do público, com produtos como cartões de loja (private label), cartões bandeirados, microcrédito e empréstimos pessoais. Em razão disso, percebe que há um componente sociocultural na alta busca pelas renegociações de dívidas. “O brasileiro não gosta de dever. Ser chamado de inadimplente é sentir-se excluído, ver portas fechadas no crédito e perder o poder de compra. Para muitos brasileiros, quitar as dívidas é uma questão de honra. Quando iniciativas como o Mutirão e a Semana do Cliente surgem, trazem com elas a possibilidade de resgatar a dignidade dos clientes”, diz Renata Watanabe, Diretora de Risco da DM.

Inteligência e gestão de risco

Para que os feirões sejam viáveis economicamente, é necessária uma atenção redobrada para que as condições acordadas estejam alinhadas com as capacidades do cliente de quitar as dívidas. “É necessário uma análise de crédito cuidadosa, mas também um atendimento humanizado, em que se estabeleça uma relação de confiança mútua. Isso é o que vai garantir uma recuperação de crédito mais elevada e ainda fidelizar o cliente, para que ele siga consumindo quando a situação se normalizar”, pontua Cesar Alves Pereira, Gerente de Cobrança.

Uma vez que as principais operações da DM estão associadas à gestão de cartões private label de supermercado, os clientes, em geral, fazem uso de crédito para aquisição de itens básicos, como alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza. “Por conta disso, há ainda uma expectativa maior de se livrar da inadimplência, porque a interrupção na concessão de crédito compromete o dia a dia das famílias. A busca por negociar as dívidas é sinal de que muitas vezes o que falta para o brasileiro é oportunidade, e é isso que queremos proporcionar”, finaliza Cesar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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