Dia das Crianças: e-commerce deve faturar mais de R$ 9 bilhões

Dia das Crianças: e-commerce deve faturar mais de R$ 9 bilhões

Data deve registrar mais de 16 milhões de pedidos antes da Black Friday e do Natal

O e-commerce brasileiro se prepara para um Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, com faturamento recorde. De acordo com projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 9,15 bilhões em vendas online, crescimento de 14,25% em relação ao ano passado. Desde 2020, o segmento teve expansão de 85%.

O levantamento da ABComm indica ainda que as lojas virtuais devem registrar mais de 16 milhões de pedidos até 12 de outubro, um aumento de 4,95% em relação ao mesmo período de 2024. O valor do ticket médio deve chegar a R$ 545,94, um incremento de 8,84% na mesma base de comparação.

“O Dia das Crianças é a última grande data do varejo antes da Black Friday. Diferente do Natal e Ano Novo, que reúnem preferências de todos os públicos, o Dia das Crianças permite ao varejista testar e refinar as estratégias voltadas exclusivamente para o público infanto-juvenil. Neste sentido, o retail media no e-commerce é uma ferramenta poderosa, pois permite direcionar anúncios a partir do comportamento do consumidor”, diz Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e LATAM, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus clientes.

O executivo também afirma que além do volume de vendas, é importante que “o varejista crie oportunidades para entender melhor a jornada dos seus clientes no comércio eletrônico. Isso permite aprimorar canais de venda, criar estratégias de anúncios que impactem no momento ideal e fomentar a participação em programas de benefícios, por exemplo”.

Tendências de consumo no Dia das Crianças

Em 2024, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), os segmentos que mais cresceram no e-commerce durante o Dia das Crianças, foram Livraria e Papelaria (8,9%), Brinquedos (6,1%), Recreação e Lazer (5,1%). No mesmo ano, a Kids Corp, uma martech especializada no público infantil e família, mostrou que os brinquedos ainda são preferência do público entre 6 e 12 anos.

“Esses dados confirmam que o segmento de brinquedos segue entre os itens mais desejados. A partir daí, os varejistas podem desenvolver estratégias que integrem programas de benefícios, clubes de descontos e outras iniciativas capazes de dialogar diretamente com os desejos dos clientes. Por isso, ressaltamos a análise e correlação de indicadores para estratégias mais aprimoradas ao longo do semestre”, finaliza Esparza.
 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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