Internacionalização da Sanepar pode começar com expansão da parceria com o Paraguai

Internacionalização da Sanepar pode começar com expansão da parceria com o Paraguai

Encontro entre diretores da companhia e o governo do Paraguai, aprofundou o relacionamento entre as partes

Um encontro entre diretores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o governo do Paraguai, nesta quarta-feira (15), aprofundou o relacionamento entre as partes, o que pode ter sido um dos primeiros passos para firmar a internacionalização da empresa paranaense.

A reunião em Assunção, capital paraguaia, teve como participantes o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, o diretor de Operações, Sergio Wippel, o diretor de Inovação e Novos Negócios, Anatalicio Risden Junior, a ministra de Obras e Comunicações do Paraguai, Claudia Centurión, e o presidente da Empresa de Serviços Sanitários do Paraguai (Essap) Luifer Bernal.

As conversas giraram sobre a atuação da companhia paranaense além da fronteira e apontaram que as primeiras parcerias podem iniciar por Ciudad del Este, município vizinho à Foz do Iguaçu.

“Nós, da Sanepar, e representando o Governo do Paraná, fomos recebidos de forma muito receptiva pela ministra, a pedido do presidente do Paraguai, Santiago Peña. Já firmamos um termo de cooperação para ajudá-los na questão das perdas d’água e agora há uma firme intenção de que possamos propor iniciativas, principalmente no saneamento de Ciudad del Este”, disse Bley.

Isso deve ser possível com a ampliação da parceria com a Essap para a internacionalização da Sanepar e concorrência em licitações no país vizinho. O estreitamento de relações do Paraná com o Paraguai tem sido um dos objetivos do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que tem mantido frequentes encontros com Peña para discutir as oportunidades de parcerias e investimentos, além do aprofundamento das relações comerciais.

Parceria em andamento

A reunião foi realizada menos de 15 dias após de representantes da Essap, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) apresentarem as primeiras iniciativas ao vice-governador Darci Piana, no Palácio Iguaçu.

A Sanepar já está trabalhando em uma iniciativa inédita para apoiar o Paraguai no combate às perdas de água nos sistemas de distribuição e no aprimoramento da gestão do sistema de saneamento. A companhia atua como interlocutora técnica do governo brasileiro contribuindo com a capacitação.

A Sanepar tem hoje um dos menores índices de perda de água do Brasil, com 34%, segundo o Instituto Trata Brasil. A média nacional é de 40%. Esse desempenho é resultado dos investimentos em monitoramento em tempo real, uso de tecnologias de ponta para detecção de vazamentos e da Plano de Manutenção Preventiva de Adutoras, que determina a periodicidade das inspeções dessas estruturas. Hoje o Paraguai tem perda de água estimada em 45%. A intenção é mudar esse cenário em três anos, reduzindo para 35%.

Internacionalização

Em setembro a Sanepar assinou na Espanha um Memorando de Entendimento com a Acciona que estabelece que as duas empresas realizarão estudos, avaliações e tratativas para possível participação conjunta, via consórcio, em concorrências públicas de saneamento em diferentes regiões do Brasil. A agenda inclusive contou com participação do governador Ratinho Junior.

Outra parceria internacional já em andamento contra perdas de água é com Honduras, na América Central. A Sanepar está auxiliando empresas que operam no país na definição de diretrizes. Em setembro técnicos da companhia estiveram em Puerto Cortés e Siguatepeque, bem como na capital do país, Tegucigalpa, para preparar a execução do projeto, que vai durar 16 meses. Apenas 3,2% do esgoto produzido em Honduras é tratado e quase a metade (48%) dos 7,6 milhões de habitantes vive em áreas rurais, o que dificulta a instalação de redes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *